Topo
Notícias

Regiões italianas liberam público em estádios

19/09/2020 11h12

VENEZA, 19 SET (ANSA) - O governo do Vêneto, no norte da Itália, autorizou neste sábado (19) a realização de eventos esportivos a céu aberto, incluindo partidas de futebol, com público máximo de mil espectadores.   


Em ginásios fechados, a capacidade permitida será de 700 pessoas. A flexibilização está em um decreto assinado pelo governador Luca Zaia e válido até 3 de outubro.   


A nova norma obriga os torcedores a ocuparem apenas o assento reservado durante a realização do evento e os proíbe de ficar de pé. Já os estádios precisam garantir distância mínima de um metro entre os espectadores.   


Em locais abertos, a máscara de proteção pode ser removida enquanto o torcedor permanece no assento, mas, em arenas fechadas, o dispositivo de proteção deve ser mantido durante todo o evento. Bandeiras e faixas estão proibidas.   


O Hellas Verona, único clube do Vêneto na Série A, joga neste sábado contra a Roma, mas não haverá tempo hábil para abrir seu estádio a torcedores nesta partida.   


Uma medida semelhante já havia sido anunciada pelo governo da Emilia-Romagna, também no norte da Itália, na última sexta-feira (18), mas com validade a partir de 20 de setembro.   


Os duelos entre Parma e Napoli e Sassuolo e Cagliari, neste domingo, serão os primeiros jogos oficiais com presença de público na elite do futebol italiano desde o início de março.   


Os governos regionais decidiram tomar a frente na reabertura dos estádios após o ministro do Esporte da Itália, Vincenzo Spadafora, ter dito na última sexta-feira que oficializaria "nas próximas horas" a autorização para públicos de até mil pessoas em eventos esportivos.   


No entanto, passado um dia, o governo ainda não confirmou a medida. "Conversamos com Roma após as declarações do ministro Spadafora. O governo garantiu a edição de um decreto nacional nas próximas horas, esperamos que não seja só o enésimo anúncio", disse o governador do Piemonte, Alberto Cirio.   


A região, também no norte da Itália, é casa da Juventus e do Torino. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias