Topo
Esporte

Como agem os presidentes de Grêmio e Inter enquanto lidam com a covid-19

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
do UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2020 04h00

Marcelo Medeiros e Romildo Bolzan Jr., presidentes de Internacional e Grêmio respectivamente, seguem em quarentena depois de testarem positivo para o novo coronavírus. A rotina dos dirigentes, contudo, registra passagens diferentes. Enquanto o colorado está mais recluso, o gremista continua ativo e foi protagonista na negociação com elenco por férias e acordo sobre pagamento de direitos de imagem.

A dupla Gre-Nal suspeita de contágio no jantar de confraternização antes do clássico válido pela fase de grupos da Copa Libertadores.

As diretorias de Grêmio e Inter se reuniram na quarta-feira (11), em uma churrascaria de Porto Alegre. Cinco dos seis casos oficiais entre dirigentes dos clubes estavam no encontro.

Medeiros em isolamento total

Marcelo Medeiros foi diagnosticado com o novo coronavírus em 20 de março, após realização de contraprova. O primeiro exame do dirigente ocorreu quatro dias antes e havia dado negativo. Desde os primeiros sintomas, o presidente colorado entrou em isolamento total.

Em casa, o dirigente do Internacional está em contato mínimo com familiares. Nos últimos dias, depois de melhora, Medeiros relatou recaída com sintomas de febre.

No Beira-Rio, a diretoria segue em contato diário com o presidente. A negociação com jogadores por férias antecipadas e acordo salarial foi tocada por Alessandro Barcelos, vice de futebol, e Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol. Alexandre Chaves Barcelos, vice-presidente eleito, também tem atuado em tratativas com CBF e sindicatos.

A última atualização do quadro de saúde de Marcelo Medeiros indica melhora depois da recaída. "Melhorando", escreveu o presidente em contato com a reportagem.

Bolzan segue ativo

Romildo Bolzan Jr. virou caso oficial de covid-19 exatamente há uma semana. O dirigente mantém o distanciamento social em Osório, no litoral gaúcho, onde tem residência. Ainda assim, continua muito ativo no dia a dia do Grêmio por telefone e videoconferência.

O presidente gremista participou das recentes conversas envolvendo clubes do futebol brasileiro sobre o futuro da temporada. Ao lado de Carlos Amodeo, CEO do Grêmio, Bolzan esteve nas reuniões virtuais para tratar de acordo nacional com atletas sobre férias e salários.

Não à toa, foi Romildo Bolzan Jr. o responsável por abrir e conduzir a negociação com os jogadores do Grêmio. O UOL Esporte revelou que antes da resposta do Sindicato dos Atletas, o clube gaúcho tinha tratativas em curso com o grupo principal.

A última atualização do quadro de saúde de Bolzan foi dada pelo próprio, via mensagem. De acordo com o dirigente, ele se encontra "muito bem e em casa".

Grêmio e Internacional paralisaram atividades às vésperas de um novo Gre-Nal. O clássico 425 seria válido pela fase de classificação do Campeonato Gaúcho.

Esporte