Topo
Esporte

King Udoh: Quem é o primeiro jogador de futebol infectado pelo coronavírus

Ex-promessa da Juventus, King Udoh fazia sua melhor temporada antes de testar positivo para covid-19 - Divulgação/Juventus FC
Ex-promessa da Juventus, King Udoh fazia sua melhor temporada antes de testar positivo para covid-19 Imagem: Divulgação/Juventus FC
do UOL

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 04h00

O surto do novo coronavírus (covid-19) já infectou mais de 82 mil pessoas pelo mundo, fez 2,8 mil vítimas fatais e agora chegou ao futebol. Ontem (27), o futebol italiano foi pego de surpresa com a notícia de que o atacante Paul Akpan Udoh, conhecido como King Udoh, foi o primeiro jogador contaminado pela doença.

Udoh sentiu sintomas de gripe no último sábado (22), quando estava concentrado com os companheiros em um hotel. Por precaução, neste dia ele não treinou e no domingo também não jogou. Ele testou positivo para coronavírus na noite de quarta-feira (26), mas, segundo seu empresário, está "clinicamente seguro e não tem mais febre". Ele está internado em um hospital em Siena, na região da Toscana.

O atleta nasceu na Nigéria, tem 22 anos e atualmente joga pelo Pianese, que disputa a Série C da Itália. Ele foi formado na Juventus e jogou duas edições da Liga Jovem da Uefa (antes chamada Liga dos Campeões sub-19). A Juve teve participações discretas, mas Udoh aproveitou sua chance e marcou seu primeiro gol em competições oficiais com apenas três minutos em campo: contra o Malmö (SUE), em setembro de 2014, ele saiu do banco aos 43 minutos do segundo tempo e fez seu gol aos 46.

Depois destes três minutos, no entanto, Udoh demoraria muito para se firmar. Ele não conseguiu se destacar nas categorias de base da Juventus, por isso acabou emprestado pela primeira vez em janeiro de 2016. O atacante rodou por cinco clubes pequenos da Itália, sempre assinando contratos curtos de empréstimo, até sair de graça da Juve em setembro de 2018.

Em todo este período, Udoh só teve oportunidades de jogar de fato na temporada 2016-17, quando defendia o Pontedera. Ele passou a campanha inteira saindo do banco de reservas para jogar apenas alguns minutos (foram 289 em 18 partidas). Foi pelo Pontedera que ele marcou o primeiro gol como jogador profissional, em uma derrota por 2 a 1 na Série C do Italiano.

King Udoh fazia sua melhor temporada da carreira até contrair o coronavírus. Pela primeira vez ele soma vários jogos como titular (19) e já tem cinco gols marcados pelo Pianese. Coletivamente, no entanto, o time acumula 13 jogos sem vencer, amarga a penúltima posição da Série C italiana e por tudo isso demitiu o técnico ontem mesmo — horas antes da notícia sobre Udoh.

No Campeonato Italiano, cinco partidas serão jogadas com portões fechados na 26ª rodada, incluindo Juventus x Inter de Milão. A decisão foi tomada para atender a um decreto-lei promulgado pelo governo italiano na última terça-feira (25).

Time enfrentou a Juventus B nesta semana

O Pianese de Udoh enfrentou o time sub-23 da Juventus no último domingo (23), o que preocupa o clube de Turim. Segundo a imprensa italiana, a Juve decidiu deixar o time B em uma espécie de quarentena e o proibiu de treinar junto do elenco principal — onde estão Cristiano Ronaldo, Dybala e cia.

King Udoh não entrou em campo neste jogo, justamente pela suspeita de infecção pelo covid-19, mas seus companheiros podem também estar contaminados — o período de incubação da doença é de duas semanas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um infectado pode transmitir o coronavírus antes de sentir qualquer sintoma.

De acordo com o comunicado oficial do Pianese, "todos os membros do time principal estão sendo monitorados pelo estafe médico da Juventus". O clube informa que, com exceção de Udoh, no momento todos os demais jogadores, funcionários e integrantes da comissão técnicas estão em quarentena nas próprias casas, "sem apresentar qualquer sintoma típico do covid-19".

Esporte