Topo
Esporte

Coronavírus: Organizadores de revezamento da tocha olímpica tomam medidas

Bandeira do Japão - Ted Aljibe/AFP
Bandeira do Japão Imagem: Ted Aljibe/AFP

Karolos Grohmann

Em Atenas

24/02/2020 11h46

Os organizadores gregos da cerimônia para acender a chama olímpica para Tóquio 2020 na antiga Olímpia, no próximo mês, disseram hoje que tomaram medidas extras para evitar a propagação do coronavírus durante o revezamento de meses da tocha.

A tocha olímpica, um símbolo da paz global e do espírito esportivo, será acesa no local dos Jogos Gregos antigos em 12 de março, antes de um revezamento de sete dias na Grécia e depois uma cerimônia de entrega em Atenas ao Japão em 19 de março.

Em seguida, será realizado um revezamento no Japão, terminando com a cerimônia de abertura dos Jogos em Tóquio, em 24 de julho.

O presidente do Comitê Olímpico Helênico, Spyros Capralos, disse a repórteres que uma reunião foi realizada com uma empresa grega de gerenciamento de riscos à saúde para estar pronta "caso algo aconteça".

O revezamento envolve centenas de pessoas que a carregam na Grécia e cerca de 10.000 no Japão. Mas como a tocha não é entregue entre os corredores, mas a chama de uma acende a seguinte, há um contato humano limitado.

"Sobre a questão que estamos enfrentando hoje em dia, o coronavírus ... estamos tomando várias medidas. Faremos o que for humanamente possível para não ter problemas durante o revezamento", disse o diretor de revezamento Sakis Vassiliadis a repórteres, sem dar mais detalhes.

Esporte