Topo
Esporte

Neymar desfalca o Carnaval, mas já se divertiu muito: relembre o histórico

Neymar curte Carnaval em Salvador - Divulgação
Neymar curte Carnaval em Salvador Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em Santos e Paris (França)

22/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Neymar não virá para o Brasil passar o Carnaval desse ano
  • Atacante do PSG tem compromisso pelo Francês no domingo
  • UOL relembra momentos em que o craque foi destaque na festa

Em vídeo no Instagram, Neymar brincou com a ausência no Brasil no período de Carnaval. A provocação se deve ao fato de, na temporada passada, a presença do camisa 10 nos desfiles da Sapucaí, no Rio de Janeiro, ter gerado polêmica e críticas nos bastidores do Paris Saint-Germain. O jogador estava lesionado e com o pé direito imobilizado. Um ano depois, o craque do PSG está confirmado na partida de amanhã (23) contra o Bordeaux, pelo Campeonato Francês, no Parque dos Príncipes, bem longe da folia de uma das maiores festas populares do mundo.

Não foi a primeira vez que Neymar fez brincadeira por não passar o Carnaval no Brasil. No entanto, a realidade europeia do jogador mostra que foi apenas na temporada passada que ele realmente deixou seus compromissos como jogador para trás para marcar presença nas festas brasileiras. Para curtir o momento longe do país, o atacante já até usou fantasia, se disfarçou e foi às ruas da Catalunha.

Não tem muito jeito, afinal: a data festiva geralmente coincide com um período importante de jogos, com o início da fase de mata-mata da Liga dos Campeões ao redor no calendário. Desde que mudou para a Europa, o brasileiro, de todo modo, encontrou espaço para celebrar, mas nem sempre foi possível. A folia era muito mais fácil nos tempos de Santos. Veja o histórico de celebrações do craque:

Affair com a cantora Anitta na folia da discórdia (2019)

neymar-e-anitta-assistem-aos-desfiles-na-sapucai-1551757080855_v2_1600x1067 - Reproduçao - Reproduçao
Imagem: Reproduçao

Em meio ao tratamento de lesão no pé direito, Neymar foi ao Carnaval na Bahia e no Rio de Janeiro e incomodou o elenco do Paris Saint-Germain. O time passava por momento decisivo às vésperas do confronto pelas oitavas de final da Liga dos Campeões com o Manchester United.

Neymar rebolou até o chão em um camarote em Salvador e, depois, roubou a cena em um camarote da Sapucaí ao ser visto aos beijos com Anitta, provocando ciúmes na ex-namorada Bruna Marquezine. A cantora minimizou o fato afirmando que "pegou metade do camarote".

Gabriel Medina e amigos de Neymar curtem o Carnaval no Rio  - Iwi Onodera/Brazil News - Iwi Onodera/Brazil News
Imagem: Iwi Onodera/Brazil News

Não a Ronaldinho (2014)

Neymar com máscara de Carnaval - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

No primeiro Carnaval longe do Brasil, Neymar chegou a dialogar com a diretoria do Barcelona sobre ter folgas no período, mas a ideia foi recusada pela comissão técnica. Ele era esperado no Carnaval da Bahia, quando foi convidado para desfrutar da festa no camarote de Ronaldinho.

Em campo, Neymar fez bom jogo na vitória por 4 a 1 fora de casa. De noite, ele se divertiu com amigos em uma casa noturna em Barcelona. Na época, Neymar namorava Bruna Marquezine, que estava presente no Carnaval no Brasil. O brasileiro também brincou com a ausência na folia ao postar uma foto de máscara: "Partiu camarote! Sapucaí! Talvez! (risos)!"

Mascarado na Terra de Romário (2015)

Fantasiado, Neymar também curte Carnaval na Espanha, em Sitges, cidade próxima a Barcelona - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Neymar conseguiu desfrutar o Carnaval como folião na Catalunha. O jogador reuniu um grupo de amigos na noite de domingo e, com uma máscara e roupa toda negra, se divertiu na cidade de Sitges, a 35 m de Barcelona. Daniel Alves, com a máscara do 'V de Vingança', também esteve presente.

O município é considerado o mais tradicional do país no Carnaval e recebe aproximadamente 300 mil turistas até o final do feriado. A cidade é conhecida no meio dos boleiros em Barcelona como a "terra de Romário". O centroavante morou em uma mansão na cidade nos dois anos em que jogou pelo Barcelona, entre 1993 e 95. Em campo, Neymar deu show em um domingo de Carnaval, com gol e bela atuação na goleada do Barça por 5 a 0, no Camp Nou, em Barcelona.

Companhia da Miss Mundo e desfalque na Sapucaí (2016)

Neymar junto com Miss Mundo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Neymar não apareceu no desfile da Acadêmicos do Grande Rio, no Carnaval da Sapucaí. O enredo da era sobre a cidade de Santos e um dos nomes homenageados foi o atacante. O promoter, David Brazil, amigo pessoal do jogador chegou a ir a Barcelona para levar o convite e gravar um vídeo com Neymar dizendo aos fãs da Grande Rio que faria esforço pela presença.

Durou pouco a empolgação. "Neymar ficou muito feliz pelo convite, mas não vai conseguir participar do desfile porque estará em Barcelona", anunciou a assessoria do jogador dias depois. Em Barcelona, Neymar esteve presente no domingo de Carnaval na vitória por 2 a 0 contra o Levante. De noite, ele foi a uma casa noturna na cidade e agitou a internet ao postar uma foto ao lado da Miss Mundo 2015, Mireia Lalaguna.

O que é Carnaval? (2017 e 2018)

Messi e Neymar comemoram gol da vitória sobre o Atlético de Madri - Denis Doyle/Getty Images - Denis Doyle/Getty Images
Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Neymar passou o Carnaval de 2017 e 2018 longe da folia, primeiro em Barcelona e depois em Paris.

Na cidade catalã, ele se concentrou para um período de jogos importantes do time, que incluía o clássico com o Altético de Madrid no domingo. O Barça venceu o jogo fora de casa por 2 a 1. Na segunda-feira de Carnaval, Neymar postou uma foto em seu Instagram, na qual apareceu de chuteiras no treinamento para cravar: "Não gosto de Carnaval, mesmo". Pura brincadeira. Dias depois, ele recebeu a visita da namorada Bruna Marquezine, que passou o período de Carnaval no Brasil.

Neymar comemora gol feito pelo PSG contra o Toulouse - AFP PHOTO / REMY GABALDA - AFP PHOTO / REMY GABALDA
Imagem: AFP PHOTO / REMY GABALDA

Em 2018, o primeiro Carnaval na capital francesa também foi de foco no futebol. Isso, pois o time, em plena Quarta-Feira de Cinzas, tinha duelo pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu -- o Real venceu por 3 a 1. A família esteve presente no camarote na Sapucaí, mas o camisa 10 entrou em campo no final de semana. Ele fez o gol do Paris Saint-Germain na vitória por 1 a 0 contra o Toulouse.

Antes da Europa... Oficial: namoro com Marquezine (2013)

Bruna Marquezine se declara para Neymar - Reprodução/Instagram/brumarquezine - Reprodução/Instagram/brumarquezine
Imagem: Reprodução/Instagram/brumarquezine

Neymar e Bruna Marquezine escolheram a folia do Carnaval, em 2013, para finalmente assumir o namoro. Os dois marcaram presença na Marquês de Sapucaí e o jogador assistiu à atriz desfilar como destaque num carro alegórico da Grande Rio. "Estamos juntos, sim. Está bom, está bom. Estou muito feliz. Estamos juntos há um mês. Agora vocês vão me deixar curtir o Carnaval em paz, né?", brincou Neymar ao chegar a um camarote.

O Super-Homem da Liga da Justiça (2011)

Neymar, atacante do Santos, dança ao lado de André, vocalista da banda LevaNóiz, no Circuito Dodô - Raul Spinassé/Agência A Tarde/AE - Raul Spinassé/Agência A Tarde/AE
Imagem: Raul Spinassé/Agência A Tarde/AE

Neymar entrou na onda do sucesso baiano 'Liga da Justiça' e apareceu no bloco do grupo LevaNóiz, em Salvador, com uma camiseta do Super-Homem. Na época, o craque ainda defendia as cores do Santos e seria campeão da Libertadores meses depois.

Muita dança no trio do Harmonia do Samba (2012)

Neymar se divertiu novamente no Carnaval da capital baiana e dançou muito em cima do trio-elétrico do Harmonia do Samba, ao lado do cantor Xanddy.

Esporte