Topo
Esporte

Tóquio-2020 diz não haver plano para uso de máscaras contra coronavírus

Presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori -
Presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori

Por Kaori Kaneko e William Mallard

21/02/2020 09h42

O presidente da Olimpíada de Tóquio de 2020, Yoshiro Mori, disse que não pretende usar máscaras, apesar do surto de covid-19 que já matou mais de duas mil pessoas na China, noticiou um jornal de esportes do Japão hoje.

"Rezo a Deus todos os dias para que o coronavírus simplesmente desapareça", disse o ex-primeiro-ministro Mori, segundo citação do jornal Sponichi Annex.

"Planejo aguentar até o fim sem usar máscara", disse ele, ao mesmo tempo em que fez um apelo aos repórteres e outros na sala: "Por favor, lavem as mãos ao chegarem em casa, e especialmente atletas - por favor não peguem uma gripe ou o vírus".

As máscaras, usadas por muitos japoneses durante as estações de frio e de alergias, são recomendadas para aqueles que têm motivos para acreditar que têm o vírus.

Mas especialistas dizem que, embora as máscaras possam impedir que doentes propaguem germes, não são muito eficientes para evitar que as pessoas se contaminem.

Centenas de passageiros japoneses e estrangeiros devem desembarcar de um navio de cruzeiro atingido pelo coronavírus próximo de Tóquio hoje, e se questiona cada vez mais no país se o governo está fazendo o suficiente para deter a proliferação do vírus.

Resposta à opção Londres

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que era inapropriado que os candidatos às eleições municipais de Londres propusessem receber a Olimpíada de 2020 caso o surto de coronavírus force a organização a buscar locais alternativos.

Shaun Bailey, candidato conservador à prefeitura da capital britânica, disse que Londres estaria pronta para sediar o evento se fosse necessário.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), não há motivos para planos de contingência que visem ao cancelamento ou à realocação dos Jogos de Tóquio.

Esporte