Topo
Esporte

Torcida alemã desafia Uefa após proibição até de velas de aniversário

Após veto da Uefa, torcedores do Eintracht Frankfurt exibiram faixa com xingamento à entidade - Arne Dedert via Getty Images
Após veto da Uefa, torcedores do Eintracht Frankfurt exibiram faixa com xingamento à entidade Imagem: Arne Dedert via Getty Images
do UOL

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/02/2020 17h16

A festa da torcida do Eintracht Frankfurt precisou ser adaptada hoje, na partida contra o RB Salzburg pela Liga Europa. Estava planejada uma coreografia com velas de aniversário do tipo estrela, daquelas que soltam faíscas, que foi proibida pela Uefa mesmo após a liberação das autoridades locais. Em protesto, os torcedores exibiram uma faixa com a mensagem "F…-se Uefa!".

Em nota oficial sobre o ocorrido, a torcida organizada Ultras Frankfurt 97 afirma que seriam usados 20 mil velas do tipo, que "são vendidas em todo e qualquer supermercado sem nenhuma restrição ou limitação". Eles alegam ter conversado com a cidade de Frankfurt, com o Corpo de Bombeiros e com o próprio clube, recebendo a aprovação de todos.

Só a Uefa vetou, considerando a vela de aniversário como "objeto pirotécnico". A proibição se deu com base no artigo 6º de seu Regulamento de Estádio e Segurança, que proíbe qualquer "uso de pirotecnia nas áreas dos espectadores dentro do estádio". O mesmo documento responsabiliza os clubes se suas torcidas tiverem comportamento considerado proibido.

Sinalizadores de qualquer tipo são proibidos pela Uefa há anos, mas o caso envolvendo as velas é inédito. A torcida organizada do Eintracht Frankfurt cancelou a coreografia de última hora, e em substituição confeccionou faixas nas quais xinga a Uefa e o adversário de hoje, o Red Bull Salzburg — que é alvo frequente de ações do tipo por ser controlado por uma empresa de energético.

Em campo, o time alemão passeou e fez 4 a 1, com três gols do meia japonês Daichi Kamada (três) e um do sérvio Kostic. O resultado abre grande vantagem para o duelo de volta, na fase 16-avos de final da Liga Europa.

Esporte