Topo
Esporte

Redução de dias de testes de Fórmula 1 não satisfaz algumas equipes

Kimi Raikkonen, piloto da Alfa Romeo, durante segundo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona - Lluis Gene/AFP
Kimi Raikkonen, piloto da Alfa Romeo, durante segundo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona Imagem: Lluis Gene/AFP

Por Alan Baldwin

Barcelona

20/02/2020 18h11

A Fórmula 1 diminuiu o período de testes da pré-temporada para seis dias neste ano, mas algumas equipes já estão perguntando se menos seria ainda melhor.

A quarta-feira não foi interrompida por bandeiras vermelhas, e todas as 10 equipes deram ao menos 100 voltas do Circuito da Catalunha.

Max Verstappen, da Red Bull, deu 168 voltas nesse primeiro dia de testes, mais de três vezes o percurso da pista do Grande Prêmio da Espanha.

"Eu teria feito quatro (dias), para ser sincero", disse o diretor técnico da Racing Point, Andy Green, aos repórteres nesta quinta-feira.

"Sempre fico feliz em diminuir o tempo de testes. Acho que combina com o que a F1 quer, no tocante a tentar misturar as coisas. Será que todos querem carros ultraconfiáveis quando chegam para a primeira corrida?"

"Uma semana, para mim, está ótimo... dois dias sim, um não, dois dias. Façam e vejam o que acontece".

A F1 quer uma igualdade de condições, tornando as corridas mais competitivas e emocionantes e os testes extensos permitem às equipes solucionar problemas iniciais antes de os carros irem para as pistas.

O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, disse que o número de voltas de Verstappen foi o maior que a escuderia já fez em Barcelona no primeiro dia de testes.

"Quase esgotamos o piloto", disse ele, rindo quando indagado se seis dias são demais. "Três dias para um piloto na verdade não são nada, quando você pensa nisso, começando uma campanha de campeonato de 21 ou 22 corridas".

"Ontem pareceu um dia longo, talvez a sessão não precise ir até as seis da tarde. Talvez cinco tivesse bastado. Mas acho que demonstra como esses carros são confiáveis".

"É claro, quanto menos testes você faz, mais imprevisíveis as primeiras corridas se tornarão, então existe um argumento para dizer 'sim, talvez possamos reduzir ainda mais".

Mas Horner ponderou que só um teste de três dias seria "bastante desafiador" para os pilotos e favoreceria os mais experientes do grid.

Neste ano, a F1 está realizando os testes em Barcelona, onde os torcedores podem assisti-los, mas os que estão em casa podem acompanhá-los graças à cobertura maior das emissoras, incluindo a televisão da F1.

Esporte