Topo
Esporte

Mbappé lembra ídolos brasileiros e celebra cumplicidade com amigo Neymar

Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/02/2020 19h55

Aos 21 anos, Kylian Mbappé já é ídolo no Paris Saint-Germain, candidato a uma Bola de Ouro e campeão da Copa do Mundo. Mesmo assim, também tem lembranças vivas dos tempos em que era apenas fã.

Em entrevista divulgada em janeiro e reexibida hoje pelo Esporte Interativo, durante o intervalo do jogo Borussia Dortmund 2 x 1 PSG, o camisa 7 do time francês lembrou de alguns ex-jogadores brasileiros que o empolgaram durante sua história.

"Não só na minha, (mas) na história de todas as crianças. O Brasil teve vários tempos de glória: Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, e todos os jogadores, e vários outros. Pelé. São tantos jogadores que não dá para falar", disse Mbappé, que se negou a escolher um só nome entre os ídolos brasileiros.

"(Escolher um só) seria falta de respeito com os demais, porque são muitos. Um top três? Pelé, Ronaldinho e Ronaldo Nazário", completou.

Questionado a respeito de seu "estilo brasileiro", Mbappé agradeceu pelo carinho do Brasil, mas manteve sua cabeça concentrada em seu país.

"É incrível ter o amor do país do futebol e o país do futebol te amar é um reconhecimento incrível. Infelizmente, para vocês, eu não me sinto brasileiro. Sou francês e nem tenho origens (brasileiras), nada. Mas é incrível receber esse amor do Brasil, eu agradeço por isso e mando uma saudação a todos."

Neymar, o astro amigo

Em sua equipe, o francês é companheiro de Thiago Silva, Marquinhos e Neymar. Sobre o camisa 10, afirmou ter uma relação de admiração e cumplicidade.

"Nós somos amigos, temos os mesmos interesses. Somos dois jovens jogadores que se entendem bem, temos a mesma linguagem do futebol e temos algumas atividades fora do futebol — gostamos de sair, é top. E eu me entendo com todos os colegas, mas com Neymar também porque somos dois astros e todos querem falar de nós. Neste ano, o grupo se entende muito bem", disse o camisa 7, que conversa em inglês com o amigo brasileiro.

"Eu falo melhor que ele, devo dizer a todos que falo melhor (ri). Sim, a gente se fala em inglês. Ele melhorou muito, agora entende o francês quando o treinador fala ou quando um jogador fala. A gente desenvolveu isso e é muito mais fácil nossa comunicação agora", declarou também.

Questionado quais qualidades um teria que o outro não teria, Mbappé elogiou Neymar em discurso modesto.

"Ele tem uma qualidade de passe incrível. É fenomenal nesse aspecto e em vários aspectos também. O que eu tenho que ele não tem? Não sei, ele tem todas as qualidades, não precisa das minhas", brincou.

Sonho na Liga dos Campeões

Eliminado nas oitavas de final das três últimas edições da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain sonha com o inédito título europeu. Para Mbappé, não importa o adversário ou o protagonista da decisão: o importante é a conquista.

Sobre a final dos sonhos, diz: "PSG, a gente ganha a final, simplesmente". E um gol na final, que tal? "Não importa. De joelho, de cabeça, com as costas, não importa. O mais importante é ganhar a taça, porque a gente busca isso faz muito tempo para ficar pensando em gol bonito. Eu só quero ganhar."

Na temporada 2019/2020, o PSG precisa passar pelo Borussia Dortmund nas oitavas de final para chegar às quartas — mesma fase na qual foi eliminado nas temporadas 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. E o jovem astro sabe que a missão é árdua.

"Penso sempre a mesma coisa. Mesmo se perdemos nos últimos dois anos, eu penso a mesma coisa — que nós temos uma bela equipe, mas precisamos mostrar isso. Acredito no meu time, no PSG, e nós precisamos jogar nosso melhor futebol para passar às quartas. Contra o Dortmund não será fácil, mas se a gente jogar bem, vai dar certo", disse. Vale lembrar que a entrevista foi gravada antes da derrota de hoje para os alemães.

Metas para a carreira

Em 2020, Kylian Mbappé torce para disputar os Jogos Olímpicos. A França é uma das quatro seleções europeias classificadas para o torneio masculino, ao lado de Alemanha, Romênia e Espanha. Mas ele sabe que não depende apenas de seu desejo para ir ao Japão.

"Acho que é um sonho de todos, é uma competição realmente grande e, para mim, ter essa oportunidade é algo incrível. Espero participar, mas não depende só de mim. Vamos ver como vai acontecer, mas espero que eu possa jogar", explicou.

O torneio será disputado entre 22 de julho e 8 de agosto. Antes disso, porém, a seleção da França disputará a Eurocopa, entre 12 de junho e 12 de julho. Vice-campeã em casa em 2016, a equipe pode tentar o título neste ano — mas precisará passar, entre outros rivais, por Portugal, que ficou com o título na última edição.

O confronto colocaria frente a frente Cristiano Ronaldo e Mbappé. E, para o francês, isso não seria um problema para quem quer ser campeão.

"Por enquanto, isso me inspira muita coisa. É um verdadeiro prazer, mas depois, dentro de campo, ele será um rival como qualquer outro e o objetivo é vencê-lo. Não só ele, mas a equipe. Claro que é preciso tomar cuidado com ele, que é muito perigoso; nós queremos ganhar, e se para isso é preciso passar por Portugal, nós temos que vencer Portugal", disse.

Caso conquiste os títulos sonhados, Mbappé deve ser nome forte na briga pela Bola de Ouro, prêmio que jamais conquistou. Neste momento, para ele, é cedo em pensar em brigar com Lionel Messi (dono de seis edições do título) e com o próprio Cristiano Ronaldo (que tem cinco). A meta, agora, é ajudar suas equipes a conquistar títulos.

"É muito difícil. Eles são tão fortes e é muito difícil brigar com eles. Eles já ganharam cinco e seis, e talvez Cristiano Ronaldo esteja um pouco chateado, vá querer ganhar a sexta", disse Mbappé, indo além.

"Vai ser muito difícil e eu não coloco na minha cabeça vencê-los; eu me concentro no meu objetivo pessoal que é ajudar minha equipe, e uma vez que você ajudou sua equipe, você poderá pensar nisso. Acho que eles também pensam assim quando vão jogar. Eles não devem entrar em campo pensando em conquistar a Bola de Ouro. Eles jogam para ajudar a equipe e, uma vez que eles ajudam a equipe, as pessoas falam que eles podem ganhar. É preciso pensar antes na equipe", completou.

Esporte