Topo
Esporte

'Unidos pela Emoção' será lema da Olimpíada Tóquio-2020

Lema da Olimpíada Tóquio-2020 será Unidos pela Emoção  - Xinhua/Du Xiaoyi
Lema da Olimpíada Tóquio-2020 será Unidos pela Emoção Imagem: Xinhua/Du Xiaoyi

Por Jack Tarrant

17/02/2020 09h31

"Unidos pela Emoção" foi apresentado hoje como o lema da Olimpíada e Paraolimpíada de Tóquio de 2020, cujos organizadores tentam enviar uma mensagem de diversidade e inclusão.

A tenista Naomi Osaka, filha um pai haitiano e uma mãe japonesa nascida no Japão, mas criada nos Estados Unidos, narrou o vídeo de divulgação do lema.

"Todos somos diferentes, e mesmo assim iguais", diz Osaka no vídeo, que a mostra entrando no recém-construído Estádio Nacional cercada por um grupo diversificado de torcedores.

"E nestes momentos que vivenciamos e estas emoções que compartilhamos, mudamos o que podemos imaginar juntos."

O Japão, que há muito tempo se orgulha de ser homogêneo, está se tornando mais diversificado etnicamente, e Osaka, atualmente a 10ª do ranking mundial, é alardeada com frequência como o exemplo destes tempos de transformação.

"Grupos diversificados de pessoas, ao compartilharem suas emoções, se tornarão um", disse o presidente-executivo da Tóquio 2020, Toshiro Muto, durante o anúncio.

"Estes são o tipo de Jogos que queremos que os Jogos de Tóquio de 2020 sejam"

O lema será exibido no emblemático Skytree de Tóquio, o ponto turístico mais alto da capital japonesa, desta segunda-feira até 25 de março, um dia antes do início do revezamento da tocha olímpica.

Cerca de 10 mil atletas de mais de 200 países se reunirão em Tóquio para as Olimpíadas entre 24 de julho e 9 de agosto.

Esporte