Topo
Esporte

"Kobe, Kobe, Kobe": plateia do Jogo das Estrelas homenageia astro da NBA

Kobe Bryant durante jogo do Lakers contra o Miami Heat no Staples Center em 2009 - Lisa Blumenfeld/Getty Images
Kobe Bryant durante jogo do Lakers contra o Miami Heat no Staples Center em 2009 Imagem: Lisa Blumenfeld/Getty Images

De Brendan O'Brien

Em Chicago (Estados Unidos)

17/02/2020 10h18

O Time LeBron derrotou o Time Giannis por dois pontos no 69º Jogo das Estrelas da NBA no domingo em um United Center lotado que fez silêncio durante oito segundos antes do início da partida, quando cerca de 21 mil torcedores se deram as mãos para relembrar o ícone esportivo global Kobe Bryant.

O silêncio foi rompido por gritos de "Kobe, Kobe, Kobe" que sacudiram o ginásio, cujo público lembrou aquele que vestiu as camisas número 8 e 24 durante uma carreira de 20 anos no Los Angeles Lakers, marcada por cinco títulos da NBA.

O emocionante tributo pré-jogo começou com Magic Johnson, ex-jogador lendário do Lakers, animando a plateia e prestando homenagem a Kobe, que morreu com a filha de 13 anos, Gianna, e sete vítimas em um acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia, no dia 26 de janeiro.

"Jamais veremos outro jogador de basquete exatamente como Kobe", disse Johnson, ressaltando seu trabalho com a comunidade de Los Angeles e o amor que tinha pela família. "Este é um momento difícil para toda a família NBA."

Johnson também homenageou o ex-comissário da NBA David Stern, responsável pelo crescimento explosivo da popularidade do esporte durante seus 30 anos no cargo. Stern faleceu no dia 1º de fevereiro.

Antes do começo da partida, a cantora e atriz Jennifer Hudson, nativa de Chicago, cantou durante a exibição de uma montagem de fotos de Kobe e de sua filha.

O jogo encerrou um final de semana repleto de tributos ao ex-astro do Los Angeles Lakers, que foi eleito para o Jogo das Estrelas 18 vezes e recebeu o prêmio de Jogador Mais Valioso quatro vezes.

Na sexta-feira, Kobe, que é o quarto maior cestinha da liga, foi indicado como finalista do Hall da Fama do Basquete. No sábado, o comissário da liga, Adam Silver, anunciou que o prêmio de Jogador Mais Valioso do Jogo das Estrelas foi batizado permanentemente com o nome de Kobe.

Kobe disputou seu primeiro Jogo das Estrelas da NBA em 1998, aos 19 anos de idade, tornando-se o jogador mais jovem a fazê-lo. Suas 18 seleções como All-Star só ficam atrás das 19 de Kareem Abdul-Jabbar na história da NBA.

Os jogadores da partida de domingo usaram os números 2 e 24 nas camisas para homenagear Kobe e Gianna, e o formato do jogo também foi uma homenagem ao astro.

O time com mais pontos depois de três quartos precisava fazer 24 pontos para vencer, e o que estava em desvantagem no placar tinha que fazer 24 pontos mais o número de pontos pelo qual perdia.

O Time Giannis tinha uma vantagem de nove pontos sobre o Time LeBron após três quartos, mas a equipe liderada por LeBron James riu por último, batendo os adversários por 33 a 22 no último período e conseguindo uma vitória de 157 a 155.

Esporte