Topo
Esporte

Audiência do Super Bowl cresce 26% na ESPN e bate recorde na TV paga

Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers no Super Bowl 54 - REUTERS/Shannon Stapleton
Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers no Super Bowl 54 Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton
do UOL

Eduardo Ohata

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2020 18h49

A vitória do Kansas City Chiefs sobre o San Francisco 49ers, por 31 a 20, no último domingo (2), em Miami (EUA), rendeu a maior audiência da história de uma edição do Super Bowl na ESPN. A emissora do grupo Disney liderou na TV paga brasileira entre 20h41 e 0h11, com audiência 26% superior em relação à edição anterior do Super Bowl, entre o público-alvo de homens entre 18 e 49 anos, segundo dados da consultoria Techedge.

A nova temporada da NFL terá início em setembro de 2020 e contará mais uma vez com a transmissão da ESPN na TV paga.

Detentora com exclusividade dos direitos de transmissão do Super Bowl e da NFL no Brasil, a ESPN enviou uma equipe para cobrir "in loco" o evento na Flórida. Integraram a equipe em Miami o narrador Everaldo Marques, os comentaristas Paulo Antunes e Paulo Mancha, Fernando Nardini na reportagem para a TV e Gustavo Faldon na cobertura digital. Na semana da partida, uma média de 20 entradas diárias ao longo da programação foram realizadas pelos jornalistas, com participações em diferentes atrações do jornalismo dos canais ESPN Brasil e ESPN.

Super Bowl 54

O evento serviu como despedida de Everaldo Marques. O narrador, cuja voz é a mais associada no país à NFL, acertou contrato com o Grupo Globo - como a reportagem do UOL mostrou no início da semana.

A saída foi amigável, já que o contrato entre narrador e emissora venceria neste mês. Everaldo optou por não permanecer no canal. Mesmo com sua saída praticamente definida há cerca de um mês, pelo bom relacionamento entre as partes, a emissora o manteve no Super Bowl, confronto principal da temporada da NFL.

O UOL apurou que a NFL e o Super Bowl seguirão na ESPN Brasil por, no mínimo, mais dois anos, cumprindo o contrato atualmente em vigor. A relação da ESPN com a NFL no exterior também representa dificuldade adicional para a saída da modalidade do canal.

A chegada de Everaldo chegou a levantar rumores sobre um interesse da Globo no futebol americano, mas não existe movimentação nesse sentido. Um ponto que corrobora essa informação é o fato que Roberto Marinho Neto, executivo do grupo simpatizante do esporte, ter se afastado do esporte, por ter assumido outras responsabilidades.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Super Bowl teve transmissão especial para mais de cem salas de cinemas em diversos estados do Brasil, com Rômulo Mendonça na narração e Antony Curti nos comentários.

Repórter do UOL conta curiosidades sobre as equipes do Super Bowl LIV

UOL Esporte

Esporte