Topo
Esporte

Temporada da NFL chega ao fim com futuro incerto para brasileiros

Cairo Santos comemora após acertar field goal em 2016; brasileiro não tem contrato para 2020 - Streeter Lecka/Getty Images/AFP
Cairo Santos comemora após acertar field goal em 2016; brasileiro não tem contrato para 2020 Imagem: Streeter Lecka/Getty Images/AFP
do UOL

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Somente Durval Queiroz, o Duzão, possui contrato com uma franquia
  • Atleta mudou de posição e não foi usado nenhuma vez na temporada
  • Cairo Santos está sem contrato desde que foi dispensado pelos Titans
  • Kicker brasileiro está em baixa e busca uma chance de retornar à NFL

A temporada 2019 da NFL termina neste domingo (2), e o futuro dos brasileiros na liga é incerto. O cenário atual mostra que dificilmente o país terá um representante em campo na primeira semana da próxima temporada.

O único brasileiro com contrato vigente é Durval Queiroz, o Duzão, do Miami Dolphins. A franquia anunciou a renovação de contrato com o jogador até 2021, garantindo sua presença pelo menos no elenco da pré-temporada. Já Cairo Santos está desempregado desde que foi dispensado pelo Tennessee Titans em outubro.

Duzão chegou à liga por fazer parte do NFL Undiscovered, projeto que busca talentos ao redor do mundo. O jogador fez parte da pré-temporada dos Dolphins, mas atuou em apenas uma jogada e ficou fora do elenco de 53 atletas utilizados durante os 16 jogos da temporada regular.

Além da pouca experiência no futebol americano de alto desempenho, Duzão ainda mudou de posição a pedido dos técnicos da equipe. O brasileiro deixou de atuar na linha defensiva como defensive tackle para atuar na linha ofensiva como guard, com função de proteger o quarterback do seu time.

A troca exigiu mais uma adaptação do jogador, que começará sua segunda pré-temporada mais confortável na posição e em condições de brigar por um lugar no elenco dos Dolphins, time que vive uma reconstrução na NFL.

Se Duzão tem esperanças de conquistar uma vaga no elenco principal, Cairo Santos busca um período de testes em alguma franquia. O kicker brasileiro está em baixa após ser cortado do Tennessee Titans, e a última impressão deixada é a pior possível.

Cairo vivia bom momento na franquia, mas errou quatro field goals em apenas uma partida e acabou dispensado dias depois do desempenho ruim. Desde então, algumas equipes buscaram um novo jogador para a posição, e o nome do brasileiro não foi lembrado.

O brasileiro está na NFL desde 2014 e teve ótimos momentos no Kansas City Chiefs, time que defendeu entre 2014 e 2017, quando acabou cortado por lesão. Depois, ele passou sem destaque por Chicago Bears, New York Jets, Los Angeles Rams, Tampa Bay Buccaneers e Tennessee Titans.

Ao UOL, Paulo Antunes explica o Super Bowl e os times que o jogarão em 2020

Do UOL, em São Paulo

Esporte