Topo
Esporte

Hulk fala de estádio vazio e "situação muito delicada" com coronavírus

Xangai, cidade em que Hulk mora, já registrou 13 casos de coronavírus - Xinhua/Ding Ting
Xangai, cidade em que Hulk mora, já registrou 13 casos de coronavírus Imagem: Xinhua/Ding Ting
do UOL

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

28/01/2020 13h55

Mesmo em meio à crise de saúde pública na China, onde o coronavírus já tem 4,4 mil casos registrados e 106 mortes, o atacante Hulk se mostra tranquilo com a situação. Ele jogou hoje e fez gol pelo Shanghai SIPG, em partida disputada com portões fechados devido ao surto.

"Infelizmente [o jogo de portões fechados] foi por uma causa muito delicada que está acontecendo, o coronavírus. A gente queria que não tivesse passando por isso, mas acontece. Agora ficamos na torcida [para que melhore]", diz Hulk, que já tinha jogado em estádio vazio na Rússia, mas por punição ao seu ex-clube Zenit, não por um alerta público.

O coronavírus mudou completamente a rotina das grandes cidades chinesas, ainda mais Xangai, onde Hulk mora: a maior metrópole do país já registrou treze casos da doença. Por isso, autoridades cancelaram até casamentos e mudaram datas de feriados para evitar concentração de pessoas.

Segundo o estafe de Hulk, a orientação dada ao jogador é evitar aglomerações, fazer refeições em casa e só sair para compromissos no clube.

O epicentro dos casos é a cidade de Wuhan, que está isolada do resto do país desde a semana passada. A cidade fica a mais de 800 quilômetros de Xangai e tem recebido reforço logístico para a construção emergencial de hospitais e atendimento a pacientes.

"Os médicos daqui estão fazendo um trabalho espetacular", elogia Hulk. "No dia do Ano-Novo chinês mais de 150 médicos saíram de Xangai para prestar socorro em Wuhan. Em uma data tão especial, sair de casa para ir até outra cidade salvar vidas... É uma atitude de se valorizar, tirar o chapéu", afirma o jogador.

O futebol chinês também tem sido afetado pelo coronavírus. Além da partida do Shanghai SIPG com portões fechados, a primeira rodada do Campeonato Chinês e a decisão da Supercopa do país foram adiadas indefinidamente.

A vitória por 3 a 0 sobre o Buriram United, da Tailândia, foi o primeiro jogo de 2020 para o Shanghai SIPG. Hulk fez o terceiro gol, de pênalti, e a equipe - que também tem Oscar no elenco - se classificou para a fase de grupos da Copa da Ásia.

Esporte