Topo
Esporte

Gabigol anuncia "fico", e Flamengo confirma compra de artilheiro

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2020 09h06

Gabigol será jogador do Flamengo em 2020. O atacante usou hoje (28) sua conta pessoal no Instagram para confirmar a permanência no clube. A informação do acerto do Fla com o jogador havia sido adiantada ontem pelo UOL Esporte. Minutos depois, o Rubro-negro oficializou a compra do artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2019 por meio de uma sequência de postagens nas redes sociais iniciada com Arrascaeta dizendo "a gente está te esperando aqui" e encerrada com a tag "#PodeLevantarAPlaquinha", em referência ao cartaz escrito "Hoje tem gol do Gabigol" exibido pela torcida em diversos jogos ao longo da temporada.

Com a participação de Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, e do diretor Bruno Spindel, a negociação foi selada ontem (27) em Milão. A Internazionale aceitou vender o jogador por pouco mais de 16 milhões de euros (aproximadamente R$ 75 milhões), valor estipulado desde o início, para ficar com percentual maior no caso de uma futura negociação. Mauro Cezar Pereira, blogueiro do UOL, informa que o Flamengo será detentor de 90% dos direitos econômicos do jogador de 23 anos, enquanto o clube italiano terá 10% em uma possível venda futura.

Se é para o bem da Nação..

Uma publicação compartilhada por Gabriel Barbosa (@gabigol) em

Goleador e campeão do Brasileirão e da Libertadores no ano passado, além de campeão carioca e vice do Mundial de Clubes, o jogador vislumbrou ofertas tentadoras do Velho Continente, mas nada se aproximou do que foi oferecido pelo Flamengo, que teve um "jogo de paciência" para finalizar as tratativas. As negociações se arrastaram por meses, com momentos de tensão e certa indefinição do jogador para dizer o "sim". Quando se viram acuados, os rubro-negros ameaçaram recuar, mas era jogo de cena.

Na realidade, Gabigol sempre considerou o Flamengo como única opção possível caso uma oferta de um grande europeu não surgisse, o que acabou ocorrendo. A composição do negócio foi ainda mais atraente para o Fla, que tinha acenado com o mesmo valor por 80% dos direitos e acabou arrematando uma parcela maior.

Ante à necessidade de fazer caixa para contratar o dinamarquês Erikssen, do Tottenham, o clube italiano acelerou a transação, que marca o reinício da história do atacante com a camisa rubro-negra. Gabigol ultrapassa Arrascaeta e se torna o jogador mais caro da história do Flamengo.

Gabigol foi eleito "Rei da América" em 2019 pelo jornal "El País". Ele encerrou a temporada passada com três títulos (Carioca, Brasileiro e Libertadores), 59 partidas e 43 gols marcados pelo Flamengo.

Esporte