Topo
Esporte

Edenilson cresce com liberdade e "jogada ensaiada" com D'Ale no Inter

Edenilson comemora primeiro gol em casa do Inter na temporada 2020 - Ricardo Duarte/Inter
Edenilson comemora primeiro gol em casa do Inter na temporada 2020 Imagem: Ricardo Duarte/Inter
do UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/01/2020 12h00

Edenilson marcou o primeiro gol do Inter em casa na temporada. E foi numa "jogada ensaiada". Segundo ele, a liberdade dada pelo técnico Eduardo Coudet e a troca de posições com D'Alessandro foram fundamentais para colocar na rede.

"Foi uma jogada trabalhada desde os primeiros dias. Nem era com D'Ale, mas com outros jogadores. Uma situação de jogo aconteceu, eu estava do lado oposto, mas a jogada saiu por conhecimento um do outro. Sei que a canhota dele ainda afiada, ele arriscou o lançamento e foi feliz. Mas é uma jogada que estamos trabalhando", disse o meio-campista.

O técnico Eduardo Coudet, após a vitória sobre o Pelotas, citou que a entrada dos meio-campistas na área em diagonal é algo que o time vermelho vem trabalhando. Os atacantes saem para abrir espaço e os jogadores de lado estão liberados para participar.

"É algo que temos pedido para eles, essa movimentação, estarem prontos para receber a bola, procurar o espaço no ataque. Mas não posso contar tudo", brincou o argentino.

A liberdade dada a Edenilson contrasta com o fim do ano passado. No encerramento de 2019, Zé Ricardo adotou sistema 4-2-3-1 no Colorado, colocando o jogador como marcador ao lado de Lindoso. Preso nas funções defensivas, ele viu o rendimento oscilar, a exemplo do restante do time. Agora, ele revê a possibilidade de pisar na área adversária e poderá reencontrar o melhor futebol, que o fez entrar no radar da seleção brasileira.

Autor da assistência, D'Ale brilhou em campo. Além do passe milimétrico para Edenilson, o armador ainda cruzou para o gol de Guerrero e fez um golaço de falta.

"O que mais me deixa contente é o trabalho do grupo. Mal começou o ano, poucos dias de treinos, dois períodos, concentrações. Começamos bem o campeonato. Temos uma nova ideia de jogo, coisas novas que o treinador vem passando, e temos tentado absorver e retribuir em campo. É claro que precisa ter paciência, mas estamos trabalhando muito para termos um bom ano", disse após a partida.

O Inter encara o São Luiz nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Ijuí.

Esporte