Topo
Esporte

"Novo Corinthians" com até quatro atacantes tem primeiro teste fora de casa

Técnico Tiago Nunes comanda o Corinthians na estreia da equipe em 2020, contra o Botafogo-SP - Marcello Zambrana/AGIF
Técnico Tiago Nunes comanda o Corinthians na estreia da equipe em 2020, contra o Botafogo-SP Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
do UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/01/2020 04h00

O Corinthians entra em campo hoje (26) para encarar o Mirassol, às 19h (de Brasília), no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, pela segunda rodada do Campeonato Paulista 2020. Será o primeiro teste fora de casa do "novo Corinthians", que abandonou a retranca dos últimos anos e joga de forma ofensiva sob o comando de Tiago Nunes.

Segundo apurou o UOL Esporte com profissionais do departamento de futebol, Tiago Nunes exige bastante movimentação e troca de posições do sistema ofensivo para emplacar uma nova filosofia de jogo no clube de Parque São Jorge. No "novo Corinthians", a ideia é que nenhum dos jogadores do quarteto ofensivo (Ramiro, Luan, Janderson e Boselli) tenha posição fixa.

Por conta disso, o Corinthians já chegou a atacar no esquema 4-2-4, bastante ofensivo, com os dois volantes, Richard e Camacho, jogando entre as linhas. Vale ressaltar que há muita variação no sistema de jogo de Tiago Nunes. Ele também utiliza o 4-3-3 e o 4-4-2 para atacar, além do 4-1-4-1 para se defender.

A tática sem posição fixa a partir dos volantes pressiona jogadores que têm preferência por alguma posição. Resumindo: sob o comando de Tiago Nunes, o atleta que gosta de atuar somente pelo lado direito ou esquerdo terá problemas.

Nunes ainda cobra bastante que o centroavante, hoje Boselli, esteja preparado sempre para definir dentro da área. No entanto, o argentino também é cobrado para que flutue fora da área.

Os gols do Corinthians na goleada contra o Botafogo por 4 a 1 nesta semana mostram a movimentação dos atletas de frente. Nos gols de Boselli, os jogadores de beirada, Ramiro e Janderson, foram vistos em jogadas diagonais.

Cantillo está fora novamente

O volante Victor Cantillo ainda não foi inscrito no Campeonato Paulista e desfalca mais uma vez o Corinthians. Richard será o substituto novamente. O colombiano está fora do duelo contra o Mirassol. O que impede a inscrição é a falta de pagamento da primeira parcela ao Junior Barranquilla-COL, ex-clube do jogador. Explica-se: o Corinthians só recebeu o invoice (documentação para realizar pagamento) dos colombianos na última quinta-feira, e por isso não conseguiu efetuar o pagamento. O clube paulista diz que Cantillo está regularizado para o jogo contra a Ponte Preta, quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela terceira rodada da competição.

Esporte