Topo
Esporte

Por que o Palmeiras escolheu Araraquara para receber clássico com São Paulo

Torcida do Palmeiras no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, em jogo contra o Cruzeiro em 2012 - Ricardo Nogueira/Folhapress
Torcida do Palmeiras no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, em jogo contra o Cruzeiro em 2012 Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress
do UOL

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras escolheu a Fonte Luminosa, em Araraquara, como palco para o duelo contra o São Paulo.
  • O clássico será jogado a 300 km de distância da capital, mas em uma cidade considerada pelo clube "um reduto de palmeirenses".
  • Sem entrar em acordo com o Pacaembu, Palmeiras quer aproximar o torcedor do interior de um jogo "grande" como o clássico.
  • O Palmeiras volta a atuar no Pacaembu no dia 29, diante do Oeste.
  • O Allianz Parque segue fechado para a troca da grama natural pela sintética.

O Allianz Parque segue fechado para a troca da grama natural para a sintética. Desta forma, o Palmeiras necessita de uma nova casa para este início de Campeonato Paulista. Para o clássico contra o São Paulo, pela segunda rodada do Estadual, a diretoria escolheu a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, cidade localizada a quase 300 km da capital.

A partida acabou transferida para o interior depois de o Palmeiras e a Allegra, empresa responsável pela concessão do Pacaembu, não entrarem em acordo para este primeiro jogo como mandante. Para o confronto diante do Oeste, no dia 29, contudo, tudo certo entre consórcio e clube.

Sem acordo com os administradores do Pacaembu para domingo, o Palmeiras escolheu Araraquara por um motivo principal: levar um duelo grande para um torcedor mais afastado.

A cidade de Araraquara é tratada pelo clube como um "reduto" de palmeirenses. Em uma era de clássicos com torcida única, o clube aposta nesta empolgação do torcedor do interior para criar um ambiente favorável para o duelo contra o arquirrival.

Tanto que o Palmeiras vai antecipar a viagem para a cidade do interior. O grupo viajou na noite de ontem (24) e realiza o último treino antes do duelo na Arena Fonte Luminosa, local do duelo pela segunda rodada do Paulista.

Arena Fonte Luminosa Araraquara - Edson Silva/Folhapress - Edson Silva/Folhapress
Arena Fonte Luminosa recebe neste domingo o clássico entre Palmeiras x São Paulo
Imagem: Edson Silva/Folhapress

Diante de um ambiente positivo, o Palmeiras defende um já longo retrospecto de invencibilidade contra o São Paulo. São nove partidas sem perder para o rival, responsável pela queda alviverde na semifinal do Paulistão do ano passado — nos pênaltis, o time tricolor avançou para a decisão.

A última vitória são-paulina sobre o Palmeiras ocorreu em maio de 2017. No Morumbi, em partida pelo Campeonato Brasileiro, o clube tricolor venceu por 2 a 0, gols de Lucas Pratto e Luiz Araújo, ambos atletas que já deixaram a equipe.

Esporte