Topo
Esporte

Gabriel Menino encanta Luxa e vira aposta do Palmeiras para estreia

Gabriel Menino durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Gabriel Menino durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
do UOL

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Gabriel Menino, 19, é a grande surpresa deste início de ano no Palmeiras.
  • Meio-campista encantou Luxa na pré-temporada e começa Paulista como titular.
  • Menino ganhou a posição na Florida Cup e agora enfrenta o Ituano
  • Gabriel Menino chegou ao Palmeiras em 2017, oriundo do Guarani, e rapidamente se destacou.
  • O jovem palmeirense possui contrato até 2023.

Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luís; Gabriel Menino. Quem observar a escalação do Palmeiras para o jogo de hoje (22), às 19h15 (de Brasília), contra o Ituano, pela primeira rodada do Campeonato Paulista, testemunhará a estreia em nível competitivo de Gabriel Menino, o jovem que encantou Vanderlei Luxemburgo durante a pré-temporada nos Estados Unidos.

Meio-campista promovido da base, Menino começou a Florida Cup apenas como opção ao time titular. Bastou um tempo de 45 minutos contra o Atlético Nacional para o volante de 19 anos convencer Luxemburgo de que deveria fazer parte dos 11 no jogo seguinte contra o New York City. O nível se manteve, e agora vem a estreia no Paulistão de 2020.

Na Florida Cup, Gabriel Menino se destacou em desempenho e nas estatísticas. Fora a assistência de trivela para o gol de Lucas Lima contra os norte-americanos, a revelação saiu dos Estados Unidos como o palmeirense com mais passes trocados (67), assistências para finalização (5) e faltas sofridas (5). Os números são do Footstats.

Hoje já um xodó de Luxemburgo, que aposta no jovem na estreia do Estadual, Menino faz parte do sistema de observação do Palmeiras na base. Depois de se destacar com a camisa do Guarani, o meio-campista chegou ao Palmeiras em 2017 com um contrato de opção de compra.

O primeiro ano agradou ao Palmeiras, que exerceu o direito e pagou para assegurar Gabriel Menino no clube —o atual contrato é até setembro de 2023. A partir desta permanência, o jogador é apontado como um dos nomes que mais evoluiu, convencendo rapidamente Luxemburgo neste início de 2020.

Menino Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Gabriel Menino começou a chamar a atenção do profissional do Palmeiras ainda com Mano
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Ambidestro, Menino possui característica importante de ser um meio-campista "área a área", exercendo papel defensivo e ofensivo com a mesma qualidade. No ano passado, por exemplo, ficou marcado por anotar os gols palmeirenses nas semifinais do Paulista sub-20 contra o São Paulo.

O desempenho levou Gabriel Menino para a seleção brasileira da categoria e chamou a atenção de Mano Menezes, que chegou a citar publicamente o jogador durante entrevista concedida no fim do ano passado. Nesta época já se definiu que o volante subiria para o time principal e seria desfalque na Copa São Paulo.

A decisão acabou abraçada por Vanderlei Luxemburgo, que enxerga o trabalho diário com os jovens palmeirenses como uma maneira de acelerar a evolução dos jogadores. Com Gabriel Menino, esta etapa avançou. A estreia no time profissional vai acontecer logo no primeiro jogo da temporada, e como titular do Palmeiras de 20.

FICHA TÉCNICA
ITUANO x PALMEIRAS

Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 22 de janeiro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP)

ITUANO: Pegorari; Jonas, Ricardo Silva, Mateus e Breno Lopes; Serrato, Baralhas e Corrêa; Hugo Cabral, Minho e Luiz Paulo. Técnico: Vinicius Bergantin.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Ramires e Gabriel Menino; Dudu, Lucas Lima e Raphael Veiga; Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Esporte