Topo
Esporte

OPINIÃO

Ceni faz 47 anos. Ele ainda poderia jogar em bom nível? Blogueiros opinam

Ceni comemora último gol pelo São Paulo, marcado sobre o Ceará, na Copa do Brasil 2015 - NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
Ceni comemora último gol pelo São Paulo, marcado sobre o Ceará, na Copa do Brasil 2015 Imagem: NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

22/01/2020 12h51

Resumo da notícia

  • Técnico do Fortaleza, Rogério Ceni completa hoje 47 anos de idade
  • Caso não tivesse se aposentado, ainda poderia jogar em bom nível?
  • Benja: "Com 47, nenhum atleta do mundo jogaria em alto nível"
  • "Para jogar em alto nível não daria", analisa Perrone

Multicampeão pelo São Paulo como jogador e hoje comandante do Fortaleza, Rogério Ceni completa, neste dia 22 de janeiro de 2020, 47 anos de idade.

Ceni se aposentou no fim de 2015 e, desde então, vem construindo sua carreira como técnico: São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e, novamente, Fortaleza.

Mas e se Rogério Ceni tivesse desistido de pendurar as chuteiras e ainda se arriscasse como jogador? Aos 47 anos, será que ele conseguiria jogar em bom nível?

Aproveitando o aniversário de Ceni, resolvemos entrar nessa brincadeira e levar o tema aos blogueiros do UOL Esporte. E você, acha que ainda dava? Veja as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Difícil.

Hoje o jogo exige do goleiro cada vez mais valências físicas para ações de alta intensidade, com participação crescente na disputa - dando opção de passe, jogando adiantado e usando força e precisão na reposição da bola.

Tem que voar fisicamente. E Ceni nunca teve um perfil atlético, com baixíssimo índice de gordura. Com 47 ficaria pesado para ele. Bem mais promissor como treinador.

Leia o blog do André Rocha.

BENJA

Rogério Ceni é o maior ídolo da história do São Paulo! Obcecado, quebrador de recordes, e dono de um currículo que pelos próximos 100 anos, no mínimo, nenhum atleta do São Paulo irá sequer chegar perto! Mas com 47 anos nenhum atleta do mundo conseguiria jogar em alto nível.

Leia o blog do Benja.

BOLÍVIA

Ah, não! Peraí, ele foi uma lenda dentro do clube, mas aí é exagero. No final da carreira já estava tomando uns gols que não tomava.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

Parou na hora certa deixando gosto de quero mais.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Poxa, é difícil imaginar. Até a posição de goleiro está cada vez mais dinâmica no futebol, com goleiros fazendo parte do início da construção de jogo, atuando como líberos. Resumindo, acredito que não, Ceni foi até onde deu para ir.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Não estaria. Infelizmente a idade chega e músculos e fôlego se vão com mais facilidade. Mesmo para um goleiro, seria praticamente impossível jogar em bom nível com essa idade com a velocidade e força do futebol atualmente. E que bom que ele parou porque está se tornando um ótimo treinador.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Não!

Leia o blog do Mauro Cezar.

PERRONE

Para jogar em alto nível não daria. Rogério esticou a carreira mais do que deveria, na minha opinião. Se tivesse se aposentado dois anos antes, teria saído em um nível melhor.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Não creio. Nessa idade, o corpo já não responde da mesma forma. Os reflexos seriam mais lentos e a coluna e os joelhos, certamente, o incomodaram demais.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Não, a era de goleiros que passaram dos 40 anos fico no passado. Por melhor que tenha sido Rogerio Ceni, e foi excelente mesmo, um jogador não consegue mais ser competitivo com 47 anos na atual exigência física do futebol. Em seus últimos anos, Ceni já vinha cometendo falhas que não eram comuns na carreira, o que era claramente um sinal físico de que era hora de parar.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Band Sports: Presidente do Fortaleza explica renovação com Rogério Ceni

Band Sports

Esporte