Topo
Esporte

Palmeiras anuncia Vanderlei Luxemburgo após busca frustrada por Sampaoli

Vanderlei Luxemburgo durante a sua passagem pelo Vasco na temporada 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
Vanderlei Luxemburgo durante a sua passagem pelo Vasco na temporada 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/12/2019 18h58

O Palmeiras anunciou hoje (15) a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O contrato é de dois anos. O treinador, que deixou o Vasco na semana passada, voltará a comandar o time alviverde quase 11 anos depois da última passagem pelo clube alviverde. O preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Mauricio Copertino acompanharão o técnico.

O acerto com Luxemburgo acontece após o clube anunciar o encerramento da busca por Jorge Sampaoli. As negociações não avançaram por falta de acordo financeiro entre as partes.

Pouco mais de 24 horas depois, diretores do Palmeiras se encontraram com Luxemburgo e seus representantes. A reunião começou às 17h30 de hoje. O clube paulista estava sem treinador desde a saída de Mano Menezes, no começo do mês, após uma derrota por 3 a 1 para o Flamengo no Allianz Parque.

Luxemburgo, 67 anos, vai treinar o Palmeiras pela quinta vez na carreira. Em quatro delas ele conquistou títulos - somente em 2002 passou em branco. Em 1993/1994, o Palmeiras, sob seu comando, conquistou o bicampeonato paulista e brasileiro, além do Rio-SP 1993.

Em 1996, Luxemburgo levou o time à conquista de outro estadual, fato que se repetiu em 2008. A terceira passagem do treinador se encerrou em junho de 2009, depois de o clube alegar uma quebra de hierarquia - irritado com uma proposta do Barcelona pelo atacante Keirisson, Luxemburgo afastou o atleta do elenco.

Luxemburgo completará 40 anos de carreira como treinador em 2020. Vitorioso e dono de cinco títulos brasileiros, ele flertou com o ostracismo em 2018, ano em que não comandou nenhum time. Em 2019, ele acertou com o Vasco, que terminou o Brasileirão na 12ª colocação.

Esporte