Topo
Esporte

Marlon Moraes bate José Aldo por decisão dividida; plateia vaia resultado

Marlon Moraes golpeia José Aldo durante luta do UFC 245, em Las Vegas - Stephen R. Sylvanie/USA TODAY Sports
Marlon Moraes golpeia José Aldo durante luta do UFC 245, em Las Vegas Imagem: Stephen R. Sylvanie/USA TODAY Sports

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

15/12/2019 01h20

Luta mais importante da noite dentre as que não valiam cinturão, Marlon Moraes vs. José Aldo representou a estreia do 'Rei do Povo' na divisão dos pesos-galos (61 kg). E diante dele estava justamente o último desafiante ao cinturão que atualmente pertence ao americano Henry Cejudo. Por isso, a expectativa para o embate era alta, e ela se fez valer.

Com um round claro para cada atleta e com o equilíbrio no segundo assalto, ambos chegaram a levantar os braços e celebrar a vitória ao final dos 15 minutos regulamentares. No entanto, as papeletas dos jurados apontaram, de forma dividida, o triunfo de Marlon, que pulou nos braços de seu treinador para comemorar a vitória enquanto recebia reclamações da plateia.

"Ele é duro, parabéns pela vitória ou derrota, esse é nosso esporte. Pode bater palmas para ele, pessoal", declarou Aldo, tentando conter as vaias, que insistiam em tomar por completo o ginásio T-Mobile Arena após o anúncio do resultado.

Por sua vez, Marlon, foi direto e agradeceu pela chance e elogiou o rival, a quem ofereceu a revanche imediata. "Espero pressão dos meus rivais, mas ele teve muita energia, isso me surpreendeu. Eu quero lutar pelo cinturão de novo, mas se o UFC quiser, a gente faz a revanche sem problemas"..

A Luta

Mais rápido no octógono, Marlon tratou de tomar conta das ações com chutes altos de esquerda que balançaram Aldo em duas ocasiões logo nos segundos iniciais. Depois, o ex-campeão do WSOF se manteve ativo ao longo de todo o cage e pareceu confundir o rival, que sofreu com seus contragolpes e diretos de encontro.

Atrás no placar, Aldo partiu para cima com tudo no minuto final e acertou fortes cruzados, mas acabou derrubado por Moraes, que assim garantiu a vantagem parcial no primeiro round.

Ciente da vantagem o atleta da America Top Team voltou a trabalhar na defensiva e abusando de sua movimentação, exigindo então que Aldo o perseguisse a todo momento, abrindo brechas para seus jabs e diretos de esquerda —que rapidamente marcaram o rosto do ex-campeão peso-pena (66 kg) do UFC.

Como resposta, Aldo voltou a apostar na potência de seus ataques, que voltaram a incomodar Marlon no final do round, e com golpes na linha de cintura que equilibraram a parcial.

Com a disputa virtualmente empatada, Marlon optou por uma estratégia mais cautelosa no terceiro assalto e evitou a troca franca de golpes, enquanto o veterano da Nova União foi mais agressivo do que nunca. Sem acusar os golpes sofridos, Aldo apostou em diretos, cruzados e chutes baixos, tática de volume de golpes que encurralou o rival nas grades em alguns momentos. Vitória clara de Aldo neste round.

'Quarentão' valente

Apesar de começar melhor no combate, Urijah Faber foi logo dominado pelo 14 anos mais novo Petr Yan, atual número quatro do ranking oficial do UFC. Melhor em pé, o russo sobrou nos quesitos contundência e aproveitamento de golpes a partir da segunda metade do assalto inicial, e principalmente no segundo round, quando conectou dois knockdowns.

Sem poder de reação, Faber se limitou a contornar o cage e apostar em contra golpes de encontro, principalmente joelhadas. No entanto, a velocidade e força de Petr terminaram por dar números finais ao combate logo no início do terceiro e último assalto, quando um chute alto levou o 'Califórnia Kid', de 40 anos, ao solo. Bela vitória para o russo que, com cartel 14-1, pediu por uma chance de disputar o cinturão do evento.

Confira os resultados finais do UFC 245:

Esporte