Topo
Notícias

Itália abre caminho para profissionalizar futebol feminino

12/12/2019 17h28

ROMA, 12 DEZ (ANSA) - Após o sucesso da última edição da Série A e da participação da Itália na Copa do Mundo de 2019, as atletas de futebol feminino no país deixarão o amadorismo e passarão a ser consideradas como profissionais.   


A Comissão de Orçamento do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto que equipara as mulheres aos colegas homens, estendendo a elas todas as garantias da legislação sobre trabalho esportivo. Além disso, o texto estabelece três anos de isenção fiscal para clubes que formalizarem contratos com atletas de futebol feminino.   


A medida foi aprovada como emenda à Lei Orçamentária do governo para 2020, que tramita no Senado. "Hoje não somos profissionalizadas, é importante explicar isso. Foi dado um passo importante, mas o objetivo ainda não foi alcançado", disse Sara Gama, capitã da Azzurra e da bicampeã nacional Juventus.   


A emenda também beneficiará atletas de outras modalidades, mas dependerá de cada federação formalizar a profissionalização de sua categoria.   


O futebol feminino tem crescido na Itália nos últimos anos, com a adesão de clubes do primeiro escalão nacional, como Juventus, Fiorentina, Milan, Inter de Milão e Roma. Além disso, a seleção voltou a disputar uma Copa do Mundo depois de 20 anos, avançando até as quartas de final, quando foi eliminada pela Holanda.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias