Topo
Esporte

Mercado da Bola 2020: Quem chega e quem sai do Cruzeiro

do UOL

Do UOL, em Belo Horizonte

11/12/2019 16h13

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deverá ter muitas novidades neste Mercado da Bola, principalmente nas saídas dos jogadores. Com a verba curta, a diretoria terá que colocar em prática o planejamento para enxugar os gastos e reduzir sua folha salarial, o que poderá resultar na despedida de pelo menos alguns medalhões. Por outro lado, as contratações também deverão ser mais tímidas em relação aos últimos anos, com a cúpula celeste priorizando jogadores da base ou trazendo peças baratas e pontuais para o plantel de Adilson Batista.

Além de já estar se reunindo e avaliando a situação de cada atleta do elenco, repleto de veteranos e jogadores tarimbados, a diretoria também terá que trabalhar para dar novos destinos aos atletas que voltam de empréstimo. Alguns já começaram a ser negociados, mas outros ainda permanecem com o futuro indefinido.

Quem sai

Pedro Rocha terminou seu empréstimo e foi anunciado no Flamengo. O atacante Joel vai para o Marítimo, de Portugal (que defendeu recentemente), Renato Kayzer vai para o Atlético-GO e Patrick Brey deverá vestir a camisa da Ferroviária. Outras perdas consideráveis foram Henrique e Egídio, que vestirão a camisa do Fluminense, enquanto Marquinhos Gabriel se transferiu para o Athletico Paranaense. Na zaga, Fabrício Bruno vai retirar uma ação contra o Cruzeiro para virar reforço do Red Bull Bragantino. O lateral Dodô até chegou a participar dos primeiros treinamentos, mas não foi adquirido pela Raposa e acabou liberado. Por fim, o volante Jadson foi negociado para o Bahia.

Quem chega

A única contratação até aqui ainda não foi oficializada. O zagueiro Ramon veio do Vitória, mas o pré-contrato foi feito pela antiga gestão. Por isso, a atual cúpula ainda irá avaliar os documentos e os moldes do contrato antes de fazer o anúncio. No ataque, Everton Felipe está com seu empréstimo encaminhado para a Toca da Raposa. Além da dupla, alguns jogadores voltam de empréstimo e ficarão no clube até que a permanência ou transferência de cada um seja decretada. São eles:

Digão (zagueiro, Fluminense), Manoel (zagueiro, Corinthians), Victor Luiz (Helsink-FIN), Judivan (Paraná).

Em negociação

O clube ainda negocia para garantir a permanência de vários nomes importantes. Para isso, terá que fazer uma redução (drástica na maioria dos casos) nos salários.

O lateral Orejuela foi comprado pelo Cruzeiro, mas deve ser emprestado para ganhar vitrine em outro grande clube dentro ou fora do país. Além disso, o clube já iniciou as conversas para passar o cenário financeiro e tentar a permanência dos seguintes atletas: Fábio, Dedé (que interessa ao Vasco), Manoel, Ariel Cabral, Fred, Robinho, Rodriguinho e Sassá.

Completando a lista, há ainda algumas situações extraordinárias. Thiago Neves não chegou a um acordo com o Cruzeiro. Como o meia colocou o clube na justiça, seu pedido de rescisão será discutido nos tribunais. Por enquanto, Thiago segue ausente nos treinamentos da Toca da Raposa. Situação parecida vivem o volante Éderson e o atacante David, que também entraram com uma ação, não frequentam mais os treinamentos e ainda não se acertaram com a diretoria.