Topo
Esporte

Gabriel Jesus faz três e comanda goleada do City sobre o Dinamo Zagreb

Dinamo saiu na frente, mas ingleses viraram graças a três gols de Gabriel Jesus - Matthew Childs/Reuters
Dinamo saiu na frente, mas ingleses viraram graças a três gols de Gabriel Jesus Imagem: Matthew Childs/Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

11/12/2019 16h48Atualizada em 11/12/2019 17h16

Já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa como líder do Grupo C, o Manchester City visitou hoje o Dinamo Zagreb e não decepcionou: mesmo poupando alguns de seus principais jogadores, venceu por 4 a 1, com grande atuação de Gabriel Jesus - o ex-palmeirense marcou três vezes para o time inglês. O jogo, realizado no Stadion Maksimir, foi válido pela sexta rodada da competição.

O resultado não influenciou a posição do City, que chegou a 14 pontos, mas eliminou o Dinamo, que ficou com 5 pontos e terminou na lanterna da chave. A segunda vaga do grupo nas oitavas ficou com a Atalanta, que foi a Kharkiv (Ucrânia) e surpreendeu, vencendo o Shakhtar Donetsk por 3 a 0 - Timothy Castagne, Mario Pasalic e Robin Gosens marcaram. A Atalanta chegou a 7 pontos, contra 6 do Shakhtar, que vai à Liga Europa.

Com a bola rolando, diante das possibilidades oferecidas pelos reservas escalados no Manchester City, o Dinamo Zagreb chegou a abrir o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Damian Kadzior pela direita, Daniel Olmo apareceu na primeira trave e acertou, de primeira, um belo chute de direita para fazer 1 a 0.

Apesar do gol sofrido, o City não se abateu e passou a ocupar o campo adversário. Assim, aos 35, chegou ao empate: Riyad Mahrez foi à linha de fundo pela direita e cruzou para Gabriel Jesus cabecear para as redes. A defesa do Dinamo reagiu com reclamações de falta de fair play, já que os ingleses ignoraram um jogador do time da casa caído.

Jesus comemora City - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Gabriel Jesus empatou para o City no primeiro tempo, mesmo em meio aos protestos do time de Zagreb
Imagem: Matthew Childs/Reuters

No segundo tempo, com pouco tempo e muita categoria, Gabriel Jesus virou o jogo. Logo aos 5 minutos, o camisa 9 tabelou pela esquerda com Phil Foden, deixou no chão a marcação de Emir Dilaver e bateu com tranquilidade para fazer seu segundo gol na partida.

E não foi só isso. Quatro minutos depois, Benjamin Mendy avançou pela esquerda e cruzou para a área; Gabriel Jesus apareceu atrás do goleiro Dominik Livakovic e se esticou para escorar para as redes: 3 a 1. Mais tarde, aos 21, o brasileiro foi substituído para dar lugar a Oleksandr Zinchenko.

Os ingleses ainda marcaram de novo aos 33, mas o gol foi anulado. Após cobrança de falta de Ilkay Gündogan pela direita, Nicolás Otamendi cabeceou no travessão - na sobra, Raheem Sterling mandou para as redes. A arbitragem, porém, assinalou impedimento do argentino.

Mesmo assim, o quarto gol veio aos 38. Bernardo recebeu de Gündogan pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para trás; Phil Foden escorou e também fez o seu, dando números finais à vitória.

Esporte