Topo
Esporte

Como Jesus vem ajudando Flamengo em projeto de internacionalização da marca

Jogadores do Flamengo celebram título brasileiro com o técnico Jorge Jesus - Wagner Meier/Getty Images
Jogadores do Flamengo celebram título brasileiro com o técnico Jorge Jesus Imagem: Wagner Meier/Getty Images
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/12/2019 12h00

Quando acertou com o Flamengo, em junho deste ano, o técnico Jorge Jesus colocou o Rubro-Negro como um dos clubes mais famosos do mundo. Mas o próprio treinador, direta ou indiretamente, ajudou a tornar a marca do time da Gávea mais conhecida internacionalmente nestes últimos meses. Um dos próximos passos neste processo pode ser a realização da pré-temporada em Portugal, país natal do treinador.

A ideia é que o elenco possa se preparar em Algarve e fazer amistosos competitivos, sob boa estrutura, antes de iniciar os confrontos pelas competições oficiais que terá em 2020.

"Estamos a analisar diversas propostas, mas a de Portugal será analisada com mais carinho. A realização do estágio de pré-época em Portugal será muito importante para a promoção da marca do Flamengo, um dos maiores clubes do Mundo, e para a valorização de todos os nossos ativos, uma vez que muitos focos europeus se apontarão para nós", disse Marcos Braz, vice-presidente de Futebol, ao jornal português "Correio da Manhã".

Logo que assinou contrato, jornalistas portugueses passaram a acompanhar o dia a dia do elenco rubro-negro, então na terceira posição e com nove pontos atrás do Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro. Pouco depois, o Canal 11, também de Portugal, passou a transmitir os jogos que envolviam a equipe no decorrer do ano - uma ação parecida já havia acontecido no primeiro desafio de Jesus pelo Fla, no amistoso com o Madureira, antes da volta do calendário.

Com as boas atuações e uma campanha chamativa, o Flamengo passou a ocupar espaços de destaque em jornais na "Terrinha". Em pouco tempo, um dos times mais populares do Brasil virou febre no outro lado do Oceano Atlântico.

O fato de ter conseguido chegar à final da Libertadores também ajudou. O duelo com o River Plate, da Argentina, em Lima, no Peru, foi um marco na competição por ser a primeira decisão em jogo único. O confronto chamou a atenção e canais europeus como BBC, da Inglaterra, e Canal+, da França, transmitiram o jogo que valeu a taça e foi vencido pelo Fla.

Conquistar a Libertadores e chegar ao Mundial também foi um dos resultados de campo que foram primordiais para isso. Além disso, de acordo com a "Coluna do Anselmo", do "O Globo", o Flamengo fechou um acordo com a Amazon - uma grande empresa transnacional - para a produção de um documentário sobre a disputa da competição, que acontece esse mês, no Catar.

O nome do Rubro-Negro também esteve na mídia internacional por conta de Jesus em notícias que não agradaram muito a torcida. O comandante, que tem contrato com o clube da Gávea até maio do ano que vem, foi especulado em clubes como Everton, da Inglaterra, Real Madrid, da Espanha, e Porto, de Portugal.

Esporte