Topo
Esporte

Liverpool se garante nas oitavas da Champions, Ajax fora

10/12/2019 19h32

Paris, 10 dez 2019 (AFP) - O Liverpool, atual defensor do título, se garantiu nesta terça-feira nas oitavas de final da Liga dos Campeões, assim como Napoli e Borussia Dortmund. A surpresa do dia ficou por conta da eliminação do Ajax, semifinalista da temporada passada e que terá que se contentar com a Liga Europa.

O clube holandês, surpreendido em casa pelo Valencia (1-0), termina a fase de grupos atrás do Chelsea e de seu adversário espanhol, ambos classificados no Grupo H. A última vaga distribuída nesta terça-feira ficou com o Lyon no Grupo G.

Grupo E: Liverpool e Napoli sem tremerO Liverpool chegou a flertar com a Liga Europa antes do pontapé inicial desta terça em Salzburgo, já que uma simples derrota teria eliminado os Reds da Champions. Mas o campeão europeu mostrou força diante do adversário austríaco (2-0) e não sofreu gol pela primeira vez em uma partida da competição nesta temporada.

Naby Keita (57') fez valer a 'lei do ex' diante de seu ex-clube e abriu o caminho para a vitória inglesa, um minuto antes de Mohamed Salah selar os três pontos.

Primeiro colocado do grupo, o Liverpool terá a vantagem de disputar o jogo de volta das oitavas de final em casa, em Anfield.

O segundo lugar da chave ficou com o Napoli do técnico Carlo Ancelotti, que vivia enorme pressão no cargo devido aos maus resultados no Campeonato Italiano.

"A mala do técnico está sempre pronta, nunca podemos desfazê-la", dizia antes da partida o experiente Ancelotti, tricampeão europeu com Real Madrid (2014) e Milan (2003, 2007).

Pior para o Genk, que sofreu com atuação inspirada dos napolitanos e perdeu por 4 a 0, com direito a três gols do atacante polonês Arkadiusz Milik no primeiro tempo. O belga Dries Mertens completou o placar.

Grupo H: Valencia surpreende Ajax, Chelsea avança No grupo H, duas vagas eram disputadas por Chelsea, Valencia e Ajax. Para os ingleses, a lógica prevaleceu, com uma vitória por 2 a 1 sobre o lanterninha da chave Lille. Já em Amsterdã deu zebra, com a vitória do Valencia sobre o Ajax.

Os talentosos Hakim Ziyech, Dusan Tadic e Donny Van de Beek acabaram ofuscados por Rodrigo, que marcou o gol da vitória do Valencia e da eliminação do Ajax aos 24 minutos de jogo.

Os holandeses, que na temporada passada eliminaram os gigantes Real Madrid e Juventus e alcançaram as semifinais da Champions, terão agora que se contentar com a Liga Europa.

Grupo F: Dortmund supera InterO suspense era grande no Grupo F, comandado pelo Barcelona. Atrás do gigante espanhol, já garantido na primeira colocação da chave, Inter de Milão e Borussia Dortmund brigavam a distância pela segunda vaga.

Os italianos ficaram com uma mão na classificação durante boa parte da noite, mas perderam para o Barça em casa (2-1) e viram os alemães guardaram a vaga no bolso graças à vitória por 2 a 1 sobre o Slavia Praga.

Terceiros do grupo, os comandados de Antonio Conte jogarão em fevereiro a Liga Europa.

Grupo G: Lyon avança no sufocoO Zenit foi outro time que acreditou ter a classificação às oitavas no bolso, apesar da pesada derrota pra o Benfica (3-0), mas acabou com as mãos abanando após Memphis Depay empatar o duelo do Lyon com o RB Leipzig (2-2) a oito minutos para o fim do jogo, um resultado que deu a vaga ao clube francês.

O Lyon termina a fase de grupos na segunda colocação com 8 pontos, atrás do Leipzig (11). O Benfica é o terceiro colocado com 7 pontos e jogará a Liga Europa. O Zenit terminou em último com 6 pontos.

jta/gf/am

Esporte