Topo
Esporte

Supremo francês rejeita recurso de Benzema sobre acusação no 'caso Valbuena'

09/12/2019 13h52

Paris, 9 dez (EFE).- O Tribunal Supremo da França rejeitou nesta segunda-feira o recurso apresentado pelo atacante Karim Benzema, do Real Madrid, com o qual esperava arquivar o inquérito de acusação que enfrenta desde 2015, por suposto envolvimento em uma tentativa de chantagear o meia Matthieu Valbuena quando eram companheiros de seleção.

Os magistrados consideram que os investigadores não passaram dos limites legítimos para obter provas. Isso significa que continuam valendo todos os dados coletados pela acusação, que podem levar Benzema ao banco dos réus ao término da etapa de instrução do processo.

A defesa de Benzema questionava a ação de um policial infiltrado que fingiu ser um emissário do outro jogador para tentar identificar quem estava por trás da chantagem a Valbuena, que supostamente aparece em um vídeo íntimo.

No entanto, o Supremo afirmou que esse agente "que teve um papel de intermediar se inseriu em um processo de infração indivisível caracterizado por uma operação de chantagem e de maneira alguma provocou a prática da infração".

Outras cinco pessoas estão indiciadas nessa acusação, entre elas Karim Zenati, amigo de infância de Benzema, e o ex-atacante Djibril Cissé.

O advogado de Karim Benzema, Sylvain Cormier, afirmou à Agência Efe que a decisão do tribunal é "incoerente" e que prioridade do jogador é provar a própria inocência.

Tudo começou quando Valbuena denunciou, em 8 de junho de 2015, que dias antes foi informado sobre a existência de um vídeo de conteúdo sexual no qual aparecia. O jogador foi ameaçado com uma possível divulgação da gravação.

Segundo o relato da acusação, os responsáveis pela chantagem recorreram primeiro a Cissé, mas como ele não convenceu Valbuena a pagar, pediram para Zenati persuadir Benzema para ser o intermediário.

Durante uma concentração da seleção francesa naquele ano, os dois companheiros de equipe discutiram a questão. Benzema aconselhou Valbuena a pagar, de acordo com a sua versão, para evitar problemas.

O caso afasta de Benzema as chances de voltar a vestir a camisa da França, principalmente enquanto Noël Le Graet for o presidente da Federação Francesa de Futebol. No mês passado, o dirigente disse que a carreira do atacante na seleção está encerrada. EFE

Esporte