Topo
Esporte

Grêmio libera cirurgia de Maicon em janeiro e abrirá 2020 com três baixas

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio
do UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2019 12h01

O Grêmio autorizou que Maicon realize a cirurgia no joelho esquerdo em janeiro, após as férias, e com isso vai abrir a próxima temporada com três jogadores em recuperação. Além do volante, também estarão em fisioterapia por procedimento no joelho Marcelo Oliveira e Leonardo. Do trio, o camisa seis é quem deve demorar mais para voltar a atuar.

O termo autorizou se faz necessário pela dúvida recente. Nas últimas semanas, o Grêmio chegou a cogitar que Maicon encarasse a cirurgia agora. Mas para isso teria de abrir mão das férias e lidar com o pós-operatório.

Aos 34 anos, Maicon sofreu ao longo da temporada com dores crônicas no joelho. Ele chegou a ser preservado diversas vezes e atuou abaixo da condição ideal em meio à sequência de decisões pela Copa do Brasil, Libertadores e jogos importantes no Brasileirão.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Grêmio ainda vai definir a data da cirurgia do camisa oito. A reapresentação do elenco principal está marcada para 9 de janeiro, em Porto Alegre.

"Provavelmente o início da temporada ele não vai estar apto para poder jogar. Ele retornando das férias é que vai ser agendado (dia do procedimento)", confirmou Klauss Câmara, executivo de futebol do Grêmio.

A cirurgia é considerada de média complexidade e por isso, além da necessidade de avaliação às vésperas da intervenção, não há estimativa de tempo de recuperação. Ou seja, ainda não existe data para que Maicon volte a jogar pelo Grêmio.

O caso de Maicon, no entanto, é bem mais simples do que os demais atletas que abrirão o novo ano no departamento médico. Marcelo Oliveira rompeu três ligamentos do joelho e passou por uma complexa cirurgia na metade de 2019. A previsão dos médicos é que ele volte a atuar ainda no primeiro semestre. Leonardo foi encaminhado a um especialista de São Paulo e só deve retornar aos gramados a partir de junho.

Esporte