Topo
Esporte

Campeonato só com times que nunca caíram teria 12 clubes; veja quais

Campeão, Flamengo nunca foi rebaixado - Thiago Ribeiro/AGIF
Campeão, Flamengo nunca foi rebaixado Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 11h47

Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2019, aquela discussão sobre 'time grande não cai' ficou ainda mais quente pelo rebaixamento do Cruzeiro após derrota para o Palmeiras. O clube mineiro era participante da seleta lista de clubes que nunca caíram. Permanecer na primeira divisão é mais desafiador do que muitos possam imaginar. O UOL considerou Brasil, Argentina e cinco países europeus: só 12 times podem falar que nunca amargaram a queda em torneios nacionais.

No Brasil, sobraram três clubes que podem dizer: "nunca fomos rebaixados" em uma competição nacional. Como a Chapecoense também deu adeus à Série A, apenas Flamengo, Santos e São Paulo nunca caíram.

Argentina:

Apenas o Boca Juniors nunca foi rebaixado.

Espanha:

O domínio de Real Madrid e Barcelona se confirma pela presença ininterrupta na elite do país. Além dos dois, Athletic Bilbao nunca caiu.

Itália:

A Inter de Milão é o único italiano sempre garantir permanência na primeira divisão. Lembrando que a Juventus caiu como punição após escândalo de manipulação de resultados em 2006.

Portugal:

Os três maiores clubes de Portugal - Porto, Benfica e Sporting - nunca viveram a tristeza do descenso.

Alemanha:

Aquela história de 'time grande não cai' não existe no vocabulário alemão. A lista de clubes que nunca foram rebaixados tem apenas um integrante, o Hoffenheim, que chegou à disputa da Bundesliga em 2008 por lá permaneceu.

Caíram, mas...

Inglaterra:

Na Inglaterra o ditado pode ser diferente: time grande cai. O país não tem integrantes na lista de 'nunca rebaixados'. Se for considerada apenas o formado da Premier League, Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham nunca caíram.

Esporte