Topo
Esporte

Rafael Moura faz dois, e Goiás bate o Grêmio em jogo com duas viradas

do UOL

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2019 17h58

O Goiás bateu o Grêmio por 3 a 2, hoje (08), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo eletrizante no Serra Dourada, os donos da casa saíram na frente, sofreram a virada, mas viraram o jogo novamente. Rafael Moura, duas vezes, e Yago Felipe fizeram os gols dos goianos. Isaque e Patrick os gols do Tricolor.

O resultado faz o Goiás terminar o Brasileiro em décimo, com 52 pontos. Já o Grêmio manteve a quarta colocação, com 65 pontos na classificação. O time gaúcho usou equipe formada por jogadores egressos da base e deu férias para seus principais atletas antes mesmo da rodada.

Centroavante gremista faz golaço de letra

Diego Tardelli deve deixar o Grêmio, Felipe Vizeu também não vai ficar. André é constantemente vaiado pela torcida. Ou seja, o posto de centroavante pode ser considerado vago no Tricolor. E Isaque deu mostras que pode aproveitar esta lacuna. O comandante de ataque fez um belo gol de letra e foi importante ao ameaçar o gol de Tadeu.

Rafael Moura sobra em experiência

Rafael Moura sobrou em experiência. Rodeado de jovens do Grêmio na marcação, ele esbanjou atalhos de campo, conseguiu vitórias pessoais, marcou gols, criou jogadas e foi sempre uma ameaça.

Foi mal: Jogo ruim de Michael surpreende

Michael foi um dos destaques do Goiás na temporada. Por isso, as falhas cometidas na partida de hoje surpreenderam. Erros técnicos que o atacante habilidoso não costuma cometer o deixaram distante do que já foi produzido por ele no Brasileiro.

Novo Everton? Ferreira brilha em fim de ano

Ferreira foi goleador do Brasileiro de Aspirantes. Na primeira chance que recebeu no principal, fez um gol contra o Cruzeiro. E hoje manteve o alto nível no fim da temporada. Deu duas assistências e foi a principal arma do Grêmio.

Cronologia da partida

O Goiás saiu na frente com gol de Rafael Moura. Mas o Grêmio empatou com Patrick e virou com gol de letra de Isaque. No fim do primeiro tempo, o Goiás voltou a empatar com Rafael Moura e na etapa final virou a partida novamente com gol de Yago Felipe.

O jogo do Goiás: Bola aérea é a arma

Pouco interessado no jogo, o Goiás cumpriu protocolo de encerrar a temporada contra o Grêmio. Com a bola rolando, a equipe de Ney Franco mostrou que realmente não parecia muito empenhada. Marcação frouxe, longe da linha defensiva do adversário, pouca criação e até mesmo Michael, destaque do time na temporada, esteve pouco inspirado. Foi diferente, porém, na bola aérea. Aproveitando-se da pouca experiência da zaga gremista, sobrou a qualidade de Rafael Moura neste tipo de lance. Em duas cobranças de escanteio de Marcelo Hermes o jogador marcou gols. No segundo tempo, o time "acordou" e, contando com as seguidas falhas do Grêmio, fez o terceiro.

O jogo do Grêmio: Ataque brilha, defesa vaza

O Grêmio teve em campo um time muito mais interessado que seu adversário. Pecando, entretanto, por dois fatores importantes de jogo: a inexperiência e a falta de entrosamento. Muitas foram as vezes que Darlan, um dos mais experientes em meio aos meninos que defenderam o time gaúcho, errou passes por não entender a movimentação dos colegas. Os zagueiros, Ruan e Rodrigues, também foram ingênuos ao marcar Rafael Moura, que fez dois gols. Por outro lado, Ferreira mostrou mais uma vez que está merecendo espaço no elenco principal. Deu uma série de dribles, investidas em velocidade pela direita, duas assistências, e participou ativamente do jogo. O pivô de Isaque e a movimentação de Patrick ofuscaram até mesmo Pepê, o mais conhecido da turma. No segundo tempo, os meninos relaxaram, seguiram vazando atrás e sofreram a virada.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 3 X 2 GRÊMIO

Data: 08/12/2019 (Domingo)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Darlan (GRE); Leandro Barcia (GO)
Gols: Rafael Moura, do Goiás, aos 3 e aos 44 minutos do primeiro tempo; Patrick, do Grêmio, aos 23 minutos do primeiro tempo; Isaque, do Grêmio, aos 36 minutos do primeiro tempo; Yago Felipe, do Goiás, aos 19 minutos do segundo tempo;

GOIÁS
Tadeu; Yago Rocha (Breno), Rafael Vaz, Fábio Sanches e Marcelo Hermes; Gilberto (Dudu), Léo Sena e Yago Felipe; Michael, Leandro Barcia e Rafael Moura (Vinícius).
Técnico: Ney Franco

GRÊMIO
Phelipe Megiolaro; Felipe, Ruan, Rodrigues (Emanuel) e Juninho Capixaba; Darlan, Frizzo (Jhonata Robert), Ferreira, Patrick (Guilherme Azevedo) e Pepê; Isaque.
Técnico: Victor Hugo Signorelli (auxiliar)

Esporte