Topo
Esporte

"Levamos 20 anos seguindo Guardiola falsamente", diz Allegri

Massimiliano Allegri dá adeus à Juventus em duelo contra a Sampdoria - Marco Bertorello/AFP
Massimiliano Allegri dá adeus à Juventus em duelo contra a Sampdoria Imagem: Marco Bertorello/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

06/12/2019 17h08

Massimiliano Allegri não acredita que o Barcelona de Pep Guardiola será reeditado por algum clube tão cedo. Em entrevista ao jornal Corriere dela Sera, o treinador italiano afirmou que o estilo de jogo conhecido como "tiki-taka" era apenas uma exceção e que dependia de Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi.

"Levamos 20 anos seguindo Guardiola falsamente. Pep encontrou uma exceção, não é um futebol para todos", disparou. "Esse Barça histórico nasceu de grandes jogadores que pressionavam alto e empurravam os defensores rivais. Já os meias sobem e a defesa pode ir até o meio. Só que para fazer isso precisa ter Iniesta, Xavi e Messi no seu time. Tornamos comum um argumento que era exceção."

Allegri também falou sobre o trabalho de Jürgen Klopp com o Liverpool. O italiano acredita que o técnico alemão joga de forma vertical, moderna e sabe usar bem as peças do elenco.

"Ele joga o futebol moderno. Com três atacantes que pressionam a defesa até a área. Com Mané, Salah e Firmino você tem que jogar de forma vertical e com força. Klopp entendeu isso e o faz, busca espaço nas costas da defesa rival", analisou.

Allegri está sem emprego desde que deixou a Juventus e, por isso, tem assistido a jogos de outras equipes. Para ele, a pausa não tem sido ruim.

"Vou ver futebol. De manhã vou com meu filho de oito anos a um torneio. Depois, vejo televisão e futebol. No fim do dia, meu filho diz que quer ser piloto de Fórmula 1", contou.

Esporte