Topo
Esporte

Liverpool vence clássico de 6 gols; Mourinho perde em volta a Old Trafford

04/12/2019 19h32

Londres, 4 dez (EFE).- Sem perder para o Everton no estádio Anfield Road desde 1999, o Liverpool manteve o jejum nesta quarta-feira ao vencer o chamado 'Merseyside Derby' por 5 a 2, pela 15ª rodada do Campeonato Inglês, do qual os 'Reds' são líderes com oito pontos de vantagem.

A quarta-feira de 'Premier League' teve ainda, entre outros resultados, a derrota do Tottenham para o Manchester United por 2 a 1, no primeiro jogo do técnico José Mourinho em Old Trafford desde que foi demitido dos 'Diabos Vermelhos' e assumiu os 'Spurs', e a sétima vitória consecutiva do Leicester, segundo colocado.

O clássico de Liverpool teve apenas três brasileiros em campo, dois deles entre os visitantes. O atacante Richarlison foi titular e marcou um gol, enquanto o meia Bernard começou no banco, mas entrou ainda no primeiro tempo. Pelos donos da casa, o goleiro Alisson cumpriu suspensão, o volante Fabinho está machucado e o também atacante Roberto Firmino foi poupado e entrou apenas nos instantes finais.

Quase todos os gols do dérbi foram marcados no primeiro tempo. Origi, substituto de Firmino, e Shaqiri abriram 2 a 0 para os comandados de Jürgen Klopp com gols aos seis e aos 17 minutos. Keane descontou aos 21, mas Origi, por cobertura, marcou outro aos 31.

Mané, que deu a assistência para os dois primeiros do Liverpool, enfim foi à rede aos 45, e três minutos depois o Everton descontou com um gol 100% brasileiro: Bernard levantou na medida e Richarlison cabeceou para baixo no canto esquerdo, superando o goleiro Adrián.

Depois do intervalo, a rede balançou apenas uma vez. Roberto Firmino protagonizou bonita jogada individual e passou para Wijnaldum, que bateu firme e deu números finais ao confronto.

A vitória, a 14ª em 15 rodadas, levou os 'Reds' a 43 pontos, contra 34 do vice-líder Leicester. Já são 32 jogos sem perder pelo Inglês, um recorde na história do clube.

O Everton, por sua vez, sofreu a terceira derrota consecutiva e entrou na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 14 pontos, o que aumenta a pressão sobre o técnico português Marco Silva. Os 'Toffees' foram ultrapassados pelo Southampton, que bateram o Norwich, vice-lanterna, por 2 a 1 no St. Mary's Stadium e agora têm 15 pontos, em 17º.

O Leicester se manteve firme na segunda posição ao obterem o sétimo triunfo seguido, feito que não foi realizado sequer pelo time campeão da temporada 2015-2016. A vítima no King Power Stadium foi o Watford, lanterna, derrotado por 2 a 0, graças a gols de Vardy e Maddison.

Treinador do United de julho de 2016 a dezembro de 2018, Mourinho enfrentou o ex-clube pela primeira vez desde a demissão, agora no comando do Tottenham, e levou a pior. Rashford abriu o placar para a equipe anfitriã aos seis minutos de bola rolando, e Dele Alli igualou aos 39, mas o próprio Rashford fez mais um, aos quatro minutos do segundo tempo, e sacramentou o triunfo dos 'Diabos Vermelhos', que subiram para sexto, com 21 pontos. Os 'Spurs', derrotados pela primeira vez desde a chegada do 'Special One', caíram para oitavo, com 20.

O técnico Ole Gunnar Solskjaer escalou o volante Fred na formação inicial e mandou o meia Andreas Pereira a campo na segunda etapa. Já 'Mou' colocou o atacante Lucas Moura entre os titulares, mas o substituiu no decorrer do duelo.

Quarto colocado, com 29 pontos, atrás também do Manchester City, que ontem foi a 32 ao golear o Burnley por 4 a 1, o Chelsea contou com a chamada "lei do ex" para vencer o Aston Villa por 2 a 1 em Stamford Bridge. Abraham, que participou da campanha de acesso do time de Birmingham na temporada passada, fez 1 a 0 para os 'Blues', aos 24 minutos de jogo. Trézéguet empatou aos 41, mas Mount marcou para a equipe mandante aos quatro da etapa final. EFE

Esporte