Topo
Esporte

Quem soma mais títulos entre os 4 grandes do Rio? Veja briga pela hegemonia

do UOL

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

19/11/2019 18h55

O Flamengo terá dias decisivos pela frente, com a decisão da Libertadores no próximo sábado (23) e a reta final do Brasileirão em seguida. O atual cenário do time rubro-negro pode representar o aumento da hegemonia de títulos do clube no Estado do Rio de Janeiro contra Vasco, Fluminense e Botafogo.

Para mostrar a corrida dos títulos, o UOL Esporte fez um vídeo com as conquistas dos quatro clubes desde o fim do século 19. O gráfico traz à tona a acirrada disputa entre os rivais - foram computados títulos de competições oficiais organizadas por Fifa, Conmebol, CBF e Ferj.

Clube mais antigo do Rio, o Flamengo soma 51 títulos, contra 41 de Vasco e Fluminense. O Botafogo tem 29 conquistas na sua história. Incluindo as Taças Guanabara e Rio, a vantagem rubro-negra aumenta: 81 troféus, contra 62 do Vasco, 54 do Fluminense e 44 do Botafogo.

O gráfico mostra que o Flamengo só assumiu a liderança isolada em 1992, com o título brasileiro. O Fluminense chegou a empatar a corrida em 1995, mas viu o rival abrir vantagem nos últimos 23 anos. O Vasco, a partir da década de 1990, passou a ser uma ameaça maior ao Fluminense. Já o Botafogo viveu sua melhor fase em 1968, quando assumiu rapidamente a vice-liderança.

Na média por ano, o Flamengo mantém distância considerável em relação aos rivais. O clube rubro-negro conquistou 0,447 título por temporada. O Fluminense, quatro anos mais novo que o Vasco, passa à frente e assume a segunda posição isolada, com 0,35 taça por ano. O Vasco tem média de 0,338, contra 0,252 do Botafogo.

Quer saber como está a corrida entre clubes paulistas? Veja a disputa dos quatro de São Paulo.

Esporte