Topo
Esporte

Prefeita de Paris se opõe a parceria da Airbnb com o COI nas Olimpíadas

19/11/2019 14h20

PARIS (Reuters) - A prefeita de Paris, cidade que sediará a Olimpíada de 2024, se opôs a uma parceria entre o evento e a Airbnb, dizendo que a empresa de aluguéis de moradia de curta duração tira pessoas do mercado imobiliário, noticiou a mídia francesa.

Anne Hidalgo escreveu uma carta ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em reação ao acordo de nove anos, graças ao qual a Airbnb oferecerá acomodações para cinco Olimpíadas e Paralimpíadas.

Hidalgo disse a Bach que estava escrevendo para alertar o COI sobre os "riscos e consequências" do acordo com a Airbnb, segundo o jornal francês Le Monde, que citou o conteúdo da carta.

"Ao ocupar um número significativo de propriedades em Paris, a Airbnb está contribuindo para os aumentos de preços das moradias e agravando a falta de moradia no mercado de aluguéis, penalizando todos os parisienses e, em particular, a classe média", disse Hidalgo na carta, segundo uma citação do Le Monde.

Os aluguéis de curta duração via Airbnb podem "causar aborrecimentos para moradores, desestabilizar o comércio local e representar uma concorrência dura para o ramo hoteleiro tradicional", disse a prefeita, sempre de acordo com as citações.

O gabinete da prefeita não respondeu de imediato a um pedido de confirmação da autenticidade da carta.

Sediada na cidade norte-americana de San Francisco, a Airbnb cresceu rapidamente e se tornou uma das maiores potências do mercado de aluguéis.

Mas ela tem enfrentado reações em algumas cidades, cujos políticos dizem que a empresa pode elevar os preços e transformar bairros antes vibrantes em dormitórios em que muitas das propriedades são destinadas a aluguéis de curta duração.

Atualmente a companhia está reformulando suas diretrizes para aumentar a confiança, uma reação a um massacre a tiros ocorrido no mês passado em uma propriedade da Califórnia que foi anunciada no serviço da Airbnb na internet.

Joe Gebbia, cofundador da Airbnb, disse esperar que a parceria ajude a deixar um "legado positivo para os atletas e as comunidades-sede", além de render benefícios ao seu negócio, como a integração entre acomodações e compra de ingressos online.

Esporte