Topo
Esporte

Valentim quer Botafogo mais perigoso e com intensidade na marcação

Alberto Valentim ainda tem trabalho pela frente para ficar satisfeito com desempenho do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Alberto Valentim ainda tem trabalho pela frente para ficar satisfeito com desempenho do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo
do UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2019 04h00

Alberto Valentim chegou há pouco mais de um mês no Botafogo. Seu objetivo era recolocar o time nos trilhos após acumular resultados negativos no segundo turno do Campeonato Brasileiro. O treinador entendeu que precisa mexer na estrutura da equipe para alcançar essa meta.

A primeira medida foi colocar em campo os jogadores mais leves para conseguir um time mais intenso na marcação. Diego Souza e Cícero pagaram o preço pela experiência e já não conseguirem imprimir o mesmo ritmo de anos atrás. O volante recuperou espaço, e o centroavante teve grande atuação na última rodada ao sair do banco.

Além disso, uma das principais característica de Eduardo Barroca, a posse de bola, ficou no passado. Alberto Valentim entende que ter a bola é importante, mas que ser vertical é ainda melhor. Portanto, com o novo treinador o Botafogo tenta ser mais agressivo. Saber o que fazer assim que tiver a bola sob posse.

''Um mês de trabalho não dá para mudar muita coisa. Não tivemos tempo para treinar. Acho que foram cinco jogos em 16 dias, acabamos treinando pouco. Às vezes não dá tempo de colocar a filosofia de trabalho e fica mais complicado para o jogador. Vemos em vídeo e na pratica no campo as teorias que eles querem implementar. Agora teremos uma semana cheia para ajudar'', disse Gabriel.

Na prática, no entanto, essa mudança toda não ocorreu. O Botafogo segue sem finalizar tanto no gol dos adversários e também não cresceu tanto assim as roubadas de bola. Com Barroca, tinha uma média de 3,5 chutes certos e 13 desarmes. Com Valentim, o número subiu para 3,6 e 14,2.

O Botafogo soma 36 pontos e ocupa a 14ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada.

Esporte