Topo
Esporte

South Park recebe críticas por episódio com atleta trans

Episódio "Board Girls" de South Park - Reprodução/Comedy Central
Episódio "Board Girls" de South Park Imagem: Reprodução/Comedy Central
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/11/2019 22h18

South Park usou o já falecido lutador Randy Savage, conhecido como Macho Man, para fazer sátira de atletas trans. O episódio, que foi ao ar ontem pela Comedy Central, recebeu críticas pela maneira escolhida para abordar o tema de mulheres trans em competições esportivas.

No sétimo episódio da 23ª temporada do programa, intitulado "Board Girls", a personagem Heather Swanson é apresentada. Ela se parece e tem voz semelhante ao lutador de luta livre, que morreu em 2011.

Na história, Heather diz ter se identificado como mulher "duas semanas atrás" para competir no torneio local. Ela acaba dominando a competição e vence outros campeonatos. No entanto, mais tarde se revela como um ex-namorado de uma rival, que entrou na disputa para se vingar.

Uma das críticas que o episódio recebeu foi da ciclista trans Rachel McKinnon. Hoje, a campeã mundial se manifestou em seu Twitter sobre o assunto. "Sim, é transfóbico. Sim, é preguiçoso. Sim, contribui para prejudicar mulheres e meninas trans. Mas elas são preguiçosas e cada vez mais irrelevantes. P****, Futurama fez a mesma história estúpida em 2003. Transfóbicos não têm piadas novas".

Esporte