Topo
Esporte

Luiz Garagorri detalha responsabilidade em popularizar o MMA no Uruguai

Neri Fung, em São Paulo (SP)

Ag. Fight

14/11/2019 07h00

Luiz Eduardo Garagorri pretende travar uma batalha em pé contra 'Carcacinha' - Neri Fung

Luiz Eduardo Garagorri fez história ao se tornar o primeiro atleta uruguaio a assinar um contrato com o Ultimate. E agora que já faz parte de plantel da principal organização de MMA do planeta, o objetivo do peso-pena (66 kg) é popularizar cada vez mais o esporte em seu país. Durante entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o lutador da 'CT Fronteira Fight' detalhou a responsabilidade que carrega em seus ombros.

O debute de Garagorri foi justamente em seu país, em agosto. Foi a primeira vez que o Ultimate desembarcou no Uruguai. E por ser atleta 'da casa', Luiz já realizou sua estreia na liga no card principal do evento. Com o apoio do público, o debutante conseguiu alcançar a vitória e manter sua invencibilidade no MMA - agora já são 13 triunfos consecutivos.

"É uma responsabilidade muito grande (ser o primeiro uruguaio no UFC), o principal era poder estrear com uma vitória, que eu consegui. Para assim poder abrir as portas para os próximos uruguaios. Minha academia é no interior do Uruguai, mas hoje somos referência, a melhor academia do país. Então tenho certeza que o segundo e terceiros uruguaios (no UFC) vão ser alunos meus", destacou Luiz, antes de detalhar como foi a experiência de lutar em casa.

"Foi muito bom, uma grande chance que o UFC me deu, tanto que estreei no card principal. Tinha muita gente na arena, 10 mil pessoas. Nunca vi em lugar nenhum o público gritar tanto quanto gritaram lá no Uruguai. Torcedor uruguaio é um torcedor fanático. Tenho certeza que p UFC vai voltar para lá, porque foi muito bom o evento", completou o uruguaio.

Luiz, que também possui nacionalidade brasileira - mora na fronteira entre os dois países -, analisou o motivo pelo qual o Uruguai ainda é uma nação modesta quando o assunto são as artes marciais mistas. De acordo com o atleta do UFC, é uma questão de falta de análise, e não de material humano.

"Moro numa cidade que é fronteira Brasil e Uruguai, você pode estar com um pé no Uruguai e o outro no Brasil. Então tenho dupla nacionalidade, meu pai é brasileiro e minha mãe é uruguaia. O MMA no Uruguai ainda é pequeno, temos tradição mesmo no kickboxing. Uma coisa que prejudica os atletas de lá é que vários atletas têm várias lutas de MMA, só que eles não registram no 'Sherdog', aí eles ficam como fantasmas. Tem muito cara bom lá que não tem luta registrada, por isso que ainda temos poucos atletas por aí", destacou Garagorri.

Em seu segundo compromisso no Ultimate, Luiz Eduardo vai medir forças com o brasileiro Ricardo 'Carcacinha', neste sábado (16), no UFC São Paulo. Já na cidade paulista acompanhado de inúmeros familiares para o evento, o uruguaio opinou que não deveria receber um tratamento de estrangeiro dos fãs, até por conta de seu histórico com o Brasil.

"Até acho que os brasileiros não deveriam torcer contra mim, porque sou brasileiro também. Meu português é melhor que o meu espanhol. Mas como o brasileiro é difícil de entender, talvez me vaiem. Mas estou vacinado quanto a isso, não vai me afetar em nada", concluiu o peso-pena do Uruguai, em conversa com a Ag Fight.

A luta principal do card do UFC São Paulo será entre Ronaldo 'Jacaré' e Jan Blachowicz. O confronto marcará a estreia do brasileiro especialista de jiu-jitsu na categoria dos meio-pesados (93 kg) da liga. O evento terá sede no Ginásio do Ibirapuera.

 

Esporte