Topo
Esporte

Grêmio tem terceiro da 'linhagem de Arthur' para suprir baixa contra o Fla

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio
do UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2019 04h00

O Grêmio não terá Matheus Henrique, convocado para seleção olímpica, contra o Flamengo, domingo, às 16h (horário de Brasília). O substituto do camisa 14 no jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, deve ser Darlan. O jovem volante é considerado mais da linha de produção das categorias de base do clube gaúcho, com características parecidas com as de Arthur, agora no Barcelona.

Darlan foi a novidade contra a Chapecoense, na rodada passada. Já participou de dez partidas do Grêmio no Brasileirão e ainda tem mais três jogos do Gauchão no currículo.

A vaga diante do Flamengo é consequência da boa atuação em Chapecó, mas também da contingência. Michel ainda se recupera de dores no joelho e Rômulo está no Grêmio por empréstimo justamente do Fla. O contrato tem cláusula que exige pagamento de multa para que ele seja escalado em confronto direto.

Aos 21 anos, Darlan foi promovido na atual temporada depois de encantar a comissão técnica em jogos do time de transição. A dinâmica, resultado de uma agilidade com visão de jogo, fizeram ele ser adicionado na lista de volantes 'parecidos com Arthur'. A linhagem de jogadores com bom passe, que jogam mais com a bola e evitam faltas. Um estilo que conquistou o Grêmio a partir de 2017, com Arthur, e vem sendo mantido.

Matheus Henrique foi chamado por André Jardine para disputar um torneio na Espanha. O volante virou titular do Grêmio ainda no primeiro semestre e atualmente é uma peça-chave no time de Renato Gaúcho pela intensidade. O controle do jogo, uma marca do modelo gremista, passa muito pelo desempenho individual do camisa 14.

Darlan não aparece tanto no ataque, mas contribui com princípios básicos que são comuns na linhagem que reúne Arthur e Matheus Henrique. Diante do Flamengo, o jovem pode atuar pela segunda vez ao lado de Maicon. O camisa 8 é o representante mais velho da estirpe de volantes que valorizam a bola e possuem bom passe. A parceria entre Maicon e Darlan ocorreu diante do Juventude, pelo Gauchão.

O provável Grêmio contra o Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, David Braz e Cortez; Maicon, Darlan, Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano.

Esporte