Topo
Esporte

França, Inglaterra e Portugal buscam classificação para a Eurocopa-2020

13/11/2019 21h18

Paris, 14 Nov 2019 (AFP) - Três grandes nações do futebol podem garantir nesta quinta-feira a vaga na Eurocopa-2020: a França, campeã do mundo, Portugal, último campeão do torneio, e a promissora Inglaterra, que perseguem o mesmo objetivo na penúltima rodada das eliminatórias, quando seis dos 24 classificados já são conhecidos.

Para o craque Kylian Mbappé e seus companheiros, uma vitória contra a Moldávia será suficiente para obter a vaga na Euro.

Mas o atacante do PSG, que volta depois de perder duas convocações por lesão, poderá inclusive ter a classificação assegurada alguns minutos antes do início da partida, desde que a Islândia derrote a Turquia.

Os turcos, líderes do Grupo H (na frente da França graças aos confrontos diretos) são os que estão na melhor situação: com um empate estarão na Eurocopa-2020.

Um empate, contra Montenegro, é o que busca a Inglaterra depois de ter perdido para a República Tcheca em outubro (2-1).

Mas se Kosovo não vencer em sua visita à República Tcheca, até com uma derrota os jogadores comandados por Gareth Southgate poderão avançar. O time não vai contar nesta partida com seu atacante Raheem Sterling, punido internamente depois de brigar com seu compatriota Joe Gomez.

Por último, Cristiano Ronaldo, com seus 95 gols na seleção portuguesa, também vai buscar a classificação.

Os atuais campeões europeus não podem mais alcançar a Ucrânia, classificada e com o primeiro lugar garantido no Grupo B, mas uma vitória sobre a Lituânia poderá garantir a vaga aos portugueses desde que a Sérvia não vença a seleção de Luxemburgo.

Caso contrário, Portugal jogaria pela classificação no domingo, na última rodada, ou em março, com a última via classificatória, em uma repescagem.

Seis dos países classificados para a Eurocopa (que será disputada entre 12 de junho e 12 de julho) já são conhecidos: Bélgica, Espanha, Itália, Polônia, Rússia e Ucrânia.

-- Programação dos jogos de quinta-feira (horário de Brasília):

Grupo A

(16h45) Inglaterra - Montenegro

República Tcheca - Kosovo

Grupo B

(16h45) Sérvia - Luxemburgo

Portugal - Lituânia

Grupo H

(17h00) Turquia - Islândia

(16h45) França - Moldávia

Albânia - Andorra

ama/jed/psr/aam

Esporte