Topo
Esporte

Narrador Júlio Oliveira discute falta de negros no jornalismo esportivo

Julio Oliveira - Reprodução
Julio Oliveira Imagem: Reprodução
do UOL

Colaboração para o UOL

12/11/2019 18h10

O narrador esportivo Júlio Oliveira, da SporTV, discutiu sobre a falta de representatividade negra no jornalismo - usando como exemplo onde trabalha - no Redação SporTV. Momento oportuno depois dos relatos de racismo da torcida que continua frequente no futebol e aconteceu nesta semana, com o Dentinho e Taison na Ucrânia.

"É uma coisa que incomoda porque você vê brancos discutindo temas de negros porque falta representatividade de negros participando. A gente olha para nossa redação e é um mar branco, é um mar branco. Só que a gente trata de um seguimento, que é o esporte, que a essência é negra. No futebol o grande é negro, no basquete os maiores da história são negros, no tênis...Tivemos um negro hexacampeão mundial em um esporte de elite agora, que é o automobilismo. Só que para discutir esporte são brancos. (...) Está errado a participação na essência, na base. É estrutural, é da sociedade, um pouco do estado, mas como formadores de opinião nós precisamos ser mais agentes de transformação", começou Oliveira.

O narrador também discutiu sobre a dificuldade de entrar nesse meio: "As barreiras são maiores porque você tem na essência da classe negra a pobreza. Você tem que escolher um caminho, é estudar ou trabalhar. É a base do negro. Você vai estudar ou trabalhar. Muitos não conseguem fazer os dois. Meu pai não teve a oportunidade de estudar, então fez questão que os filhos estudassem. Mas a regra para fazer a faculdade era fazer o noturno, porque tinha que trabalhar. Muitos acabam desistindo. É difícil conciliar. Essa barreira fica mais distante. A gente tem esse mar branco porque os negros não conseguem às vezes trilhar esse caminho. Não vamos ter um chefe negro porque não temos jornalistas negros. Eu gostaria de sentar e discutir meus problemas com um chefe negro".

Confira abaixo:

A publicação do vídeo pelo Twitter do canal rendeu quase 2 mil retuítes, 6 mil curtidas e muitos comentários. Veja as reações abaixo:

Esporte