Topo
Esporte

Grêmio chega a quinta vitória seguida prestes a encarar "fantasma" do Fla

do UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O Grêmio igualou marca de 2015 com a conquista da quinta vitória seguida no Brasileiro.
  • O feito antecede o jogo com Flamengo, que revive a semifinal da Libertadores em que o Tricolor foi eliminado ao levar 5 a 0.
  • Renato Gaúcho acredita que o time esteja embalado e que não exista qualquer relação entre os jogos.
  • O Grêmio firmou posto no G4 e desde a queda para o Fla, marcou 11 gols e sofreu dois.

Ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, ontem, pela 32ª rodada do Brasileiro, o Grêmio igualou uma marca que não tinha desde 2015, a quinta vitória seguida. E o triunfo em Santa Catarina aconteceu exatamente quando a equipe de Renato Gaúcho está prestes a rever o principal fantasma da temporada: o Flamengo.

A derrota por 5 a 0 no Maracanã não significou apenas a eliminação na fase semifinal da Libertadores. Ao ser superado da forma que foi, o time gaúcho lançou dúvidas sobre todo trabalho realizado recentemente. A sequência de conquistas, o ambiente amplamente favorável, tudo esteve em xeque nos dias que sucederam a goleada.

Mas o Tricolor tratou de transformar o duro golpe em combustível para se reerguer. Depois da derrota, em 23 de outubro, vieram vitórias contra Botafogo (3 a 0), Vasco (3 a 1), Inter (2 a 0), CSA (2 a 1) e Chapecoense (1 a 0). A equipe de Renato Gaúcho marcou 11 gols e sofreu apenas dois.

Os serviram para recuperar a moral do grupo, manter o ambiente positivo construído ao longo dos anos com a torcida e ainda catapultar as projeções no Brasileiro. Com 56 pontos, o time firmou posto no G4 abrindo quatro do São Paulo, que ocupa o quinto lugar.

E agora, o calendário fecha o ciclo de recuperação com a reedição da semifinal da Libertadores. Novamente o Flamengo, líder isolado do Brasileiro, pela frente, agora em Porto Alegre.

"O Grêmio vai jogar mais 10 vezes contra o Flamengo e não vai acontecer o que aconteceu naquela noite no Maracanã. Nós temos respeito pelo Flamengo, como sempre tivemos. Mas infelizmente naquela noite o Grêmio não entrou em campo. O Flamengo tem uma equipe muito forte, tem provado isso. Temos que tirar aquele jogo como exemplo negativo. Mas desde aquele jogo demos uma boa recuperada, temos cinco vitórias no Brasileiro. Agora é o Flamengo, poderia ser qualquer adversário. Os cuidados, vamos ter, mas vamos jogar como sempre jogamos. Vale três pontos e o Grêmio vai buscar a vitória", disse o técnico Renato Gaúcho.

O duelo com o técnico Jorge Jesus, com quem chegou a viver alguma polêmica, é tratado com naturalidade pelo treinador do Grêmio.

"Nossa relação é normal, conversamos, nos cumprimentamos, é nítido o trabalho que ele tem feito no Flamengo. Não tem como não elogiar. Eles montaram um super grupo, para disputar e ganhar. Estão no caminho certo, na final da Libertadores e na minha opinião só perdem o Brasileiro para eles mesmos. Estão num caminho muito bom, mas até então o Flamengo não ganhou nada, o Grêmio ganhou. É mais um adversário no Brasileiro. Flamengo, Palmeiras, vida que segue. Todos têm seus objetivos", acrescentou o treinador.

O duelo está marcado para as 16h (de Brasília), no próximo domingo. Até lá, a ideia é preparar o grupo para conquistar vaga direta à Libertadores de 2020.

Esporte