Topo
Esporte

Cavaleiro espanhol se diz tranquilo para lutar por vaga em Tóquio 2020

10/11/2019 20h55

Verona (Itália), 10 nov (EFE).- O cavaleiro espanhol Eduardo Álvarez Aznar se mostrou tranquilo e confiante antes de participar hoje do concurso de Verona, na Itália, dentro da Copa do Mundo de saltos, em que espera ser um dos três primeiros colocados para brigar pela classificação para os Jogos Olímpicos do ano que vem, em Tóquio.

A prova na cidade italiana está incluída no circuito de inverno mais importante da Federação Equestre Internacional (FEI) e, como todas as rodadas deste torneio até o final do ano, pontua para obter a lista definitiva dos atletas que estarão no programa olímpico individual da modalidade.

Até agora, 60 cavaleiros e cavalos já se garantiram em Tóquio através da classificação por equipes. Com isso, restam 15 vagas a serem distribuídas, e Álvarez Aznar está em segundo lugar com o equino Rokfeller, com 922 pontos.

"Ainda tenho dois concursos com ele e não sei se será suficiente para chegar às classificações individuais, mas já saltei o suficiente neste ano para ter de mudar o plano agora. Espero conseguir bons pontos hoje e depois saltar na Corunha (Espanha). Espero que isso seja suficiente", disse o espanhol em entrevista à Agência Efe.

A lista é encabeçada pela combinação italiana Emanuele Gaudiano e Chalou, com 977 pontos, e em terceiro lugar vem o compatriota Emilio Bicocchi. No entanto, como apenas um cavaleiro por país pode se classificar, o principal rival dos espanhóis será o letão Kristaps Neretnieks, montado em Moon Ray, com 895 pontos.

Alvarez Aznar ficou satisfeito com a temporada de seu cavalo, do qual destacou a versatilidade e a dedicação na pista: "É um cavalo muito econômico em sua forma de pular, por isso pode competir em vários torneios ao longo do ano", enalteceu.

Mesmo assim, o atleta reconheceu que, devido à idade de Rokfeller, precisa cuidar do animal para prolongar sua vida esportiva. "Nos esportes equestres, não se trata apenas de seres humanos", afirmou.

"Cavalos não são raquetes ou tacos de golfe que você pode manter no armário, você tem que estar com eles o dia todo. É preciso conhecê-los e saber como dosá-los para ficar em forma", completou.

Quanto à temporada de equipes, em que a Espanha não obteve vaga para o salto em Tóquio 2020, o cavaleiro acredita que este não foi o seu ano e o objetivo é formar um conjunto sólido.

No Campeonato Europeu de Hipismo, realizado em Roterdã, a equipe espanhola não obteve um bilhete olímpico após um desempenho discreto. Na Taça das Nações, a exibição também não foi das melhores.

Apesar disso, Álvarez Aznar valorizou a vitória espanhola na Challenge Cup. "Vencer é sempre bom, permite fazer um balanço positivo e construir uma equipe sólida para o futuro", comentou. EFE

Esporte