Topo
Esporte

Sterling conquista Guardiola e supera médias de Cristiano Ronaldo e Messi

Sterling recebe orientação de Guardiola durante jogo Manchester City e Atalanta - Jason Cairnduff/Reuters
Sterling recebe orientação de Guardiola durante jogo Manchester City e Atalanta Imagem: Jason Cairnduff/Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/10/2019 20h11

Raheem Sterling mostrou mais uma vez que pode ser artilheiro do Manchester City mesmo atuando pela ponta. Hoje (22), o jogador inglês marcou três gols na vitória por 5 a 1 da equipe de Guardiola sobre a Atalanta, pela Liga dos Campeões, e chegou bem próximo de uma média de gols digna de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Aos 24 anos, Sterling vive sua melhor fase no Manchester City. Na atual temporada, a quinta no clube, o atleta já fez 12 gols em 13 partidas disputadas. A média de 0,92 gol por jogo, apesar de ficar bem atrás da registrada por Robert Lewandowski, é superior às de Messi e Cristiano Ronaldo.

Enquanto Lewandowski,já foi às redes 18 vezes em 12 jogos do Bayern de Munique na atual temporada, Messi e Cristiano Ronaldo estão longe do que fazem habitualmente na carreira. A média do argentino é de "apenas" 0,33 - são dois gols em seis duelos do Barcelona (vale lembrar que o camisa 10 ficou fora de alguns jogos por causa de uma lesão). O português, por sua vez, fez um gol a cada dois confrontos da Juventus - são cinco gols em dez jogos.

No mês passado, questionado justamente sobre a capacidade de Sterling atingir o desempenho de Messi e Cristiano Ronaldo, Guardiola foi enfático ao dizer que ambos são incomparáveis. O treinador ressaltou, no entanto, que isso "seria um sonho para ele e para todos nós".

Os números mostram que, de fato, a evolução do atacante do Manchester City é constante. O jogador chegou ao clube inglês em julho de 2015, depois de brilhar com a camisa do Liverpool. Um ano depois, Guardiola passou a comandar a equipe.

Mesmo sob a tutela de Guardiola, Sterling manteve o desempenho da primeira temporada. Em 2015/16, ele foi às redes em 11 oportunidades, depois de entrar em campo 47 vezes. Na seguinte, fez dez gols em outros 47 duelos.

Mais estável e com a confiança de Guardiola, a veia artilheira do inglês veio à tona nas duas últimas duas temporadas. Em 2017/18, foram 23 gols em 46 partidas (média de 0,5). Na última, o desempenho se repetiu: 25 gols em 51 confrontos do Manchester City.

Agora, cada vez mais maduro e decisivo, Sterling chegou ao raro patamar de quase um gol por jogo: são quatro na Liga dos Campeões, seis no Campeonato Inglês, um pela Copa da Liga Inglesa e mais um pela Supercopa da Inglaterra.

Contra a Atalanta, Sterling ainda deu uma assistência para Agüero empatar o jogo no Etihad Stadium. Depois, sofreu um pênalti convertido pelo argentino, que virou o jogo. Os três gols marcados no segundo tempo, além de construir a goleada, foram responsáveis por mais elogios de Guardiola.

"Ele consegue jogar nos dois lados do campo. É um jogador extraordinário", disse o treinador, que disse acreditar na evolução ainda maior. "Depende dele, é seu desejo. Eu acho que ele tem isso, o desejo de melhorar", completou.

Esporte