Topo
Esporte

G-7 no Brasileiro? Flamengo ou Grêmio pode criar vaga na Libertadores 2020

Gabigol e Kannemann em lance da primeira partida entre Grêmio x Flamengo - REUTERS/Diego Vara
Gabigol e Kannemann em lance da primeira partida entre Grêmio x Flamengo Imagem: REUTERS/Diego Vara
do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/10/2019 04h00

Flamengo e Grêmio entram em campo amanhã (23) para a disputa da vaga na final da Libertadores. Partida mais importante para os times na temporada, o duelo do Maracanã também pode ser decisivo para os times brasileiros que buscam uma vaga no torneio continental do ano que vem.

Para que haja a possibilidade de o G-6 do Campeonato Brasileiro virar G-7, Flamengo ou Grêmio precisa vencer a atual edição da Libertadores. Vale lembrar que o vencedor do confronto enfrentará River Plate ou Boca Juniors na final, que será disputada dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile, em jogo único - o River venceu o primeiro jogo por 2 a 0 (a volta será hoje, na Bombonera)

Se o Flamengo levantar o troféu da Libertadores, as chances da abertura de vaga são maiores, pois a equipe rubro-negra, líder do Brasileirão com 64 pontos, tem 23 pontos de vantagem em relação ao Grêmio, o sétimo colocado com 41 pontos. Faltam 11 rodadas para o fim do campeonato nacional - ou 33 pontos em disputa.

Caso o Grêmio vença a Libertadores, a vaga adicional para o Brasil só irá virar realidade com o time gaúcho entre os seis primeiros do Brasileirão - hoje, o time de Renato Gaúcho tem um ponto a menos que o rival Inter, o sexto colocado.

Somente um time brasileiro já garantiu uma vaga na Libertadores 2020: o Athletico-PR, que conquistou a Copa do Brasil. As outras seis vagas brasileiras seriam hoje de Flamengo, Palmeiras (54 pontos), Santos (51 pontos), São Paulo (46 pontos), Corinthians (44 pontos) e Inter (41 pontos). Além do Grêmio, o Bahia, que soma 41 pontos, também briga para entrar na zona da Libertadores.

Vale lembrar que os quatro primeiros vão disputar a Libertadores 2020 a partir da fase de grupos. O quinto e o sexto colocados terão de disputar a pré-Libertadores.

No jogo de ida, em Porto Alegre, Grêmio e Flamengo ficaram no empate por 1 a 1. O time carioca joga por um 0 a 0 no Maracanã ou por uma vitória simples. Os gremistas precisam de um triunfo ou de um empate por 2 a 2 ou mais. Se o placar da primeira partida se repetir, a decisão será nos pênaltis.

Esporte