Topo
Esporte

Flamengo e Grêmio definem segundo finalista da Taça Libertadores no Maracanã

22/10/2019 12h35

Rio de Janeiro, 22 out (EFE).- Flamengo e Grêmio, que empataram três semanas atrás em 1 a 1, em Porto Alegre, voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, para definir o segundo finalista da Taça Libertadores.

Na casa do Tricolor, no último dia 2, os gols da partida saíram no segundo tempo. O atacante Bruno Henrique abriu o marcador para os visitantes aos 23. Apesar do domínio exercido pelo adversário, os anfitriões conseguiram igualar 21 minutos depois, graças ao jovem atacante Pepê.

Com o resultado da ida, o vencedor no tempo normal avançará e caso aconteça nova igualdade em um gol, haverá disputa de pênaltis. Pelo gol marcado fora, o Fla tem a vantagem de poder ficar no 0 a 0. Já o Grêmio, só se classificará com empate se for em dois ou mais gols.

O time carioca tentará alcançar a segunda decisão de Libertadores da história, já que só foi finalista em 1981, quando conquistou o título. O Tricolor, por sua vez, buscará a sexta, depois de ser campeão três vezes, em 1983, 1995 e 2017, e vice em duas, em 1984 e 2007.

O duelo, que promete fortes emoções dentro das quatro linhas, é tratado como evento de alto grau de periculosidade pelas autoridades do Rio de Janeiro. O efetivo de policiais para a partida da volta das semifinais será de 800, o maior para jogo de futebol na cidade neste ano.

Na véspera da partida, agentes da Polícia Civil prenderam criminosos acusados de tentar cometer crimes no entorno do Maracanã, horas antes de Flamengo e Grêmio entrarem em campo, e também de terem a intenção de invadir o estádio, como aconteceu em 2017, na final da Copa Sul-Americana, entre o Rubro-Negro e o Independiente.

Os comandados por Jorge Jesus chegam para a decisão ostentando uma série invicta iniciada no início de agosto, após derrota para o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, a equipe entrou em campo 17 vezes, venceu 14 e empatou três. Nos últimos cinco compromissos, todos pela competição nacional, foram só resultados positivos.

Para a partida desta quarta-feira, o Fla deverá carregar duas interrogações até a divulgação da escalação, que são as presenças do lateral-direito Rafinha e do meia uruguaio Giorgian De Arrascaeta. Ambos, que se recuperam de lesões, serão reavaliados horas antes da partida.

O lateral-esquerdo Filipe Luís, que voltou ao time no último domingo, na vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, provavelmente, estará mais uma vez entre os titulares. Já o meia Diego, que surpreendeu ao retornar ao banco no clássico pelo Brasileirão, mas não entrou em campo, deverá ser relacionado.

O Grêmio, por sua vez, segue o foco total na Libertadores, poupando os principais jogadores na maioria dos compromissos pela competição nacional. Com isso, o time treinado por Renato Gaúcho é apenas o sétimo colocado no campeonato, com 41 pontos, 23 a menos que o próprio Flamengo, por exemplo.

Para o duelo que vale vaga na final da Libertadores, o Tricolor não deverá contar com o meia Jean Pyerre, que se recuperou recentemente de lesão, mas está sem ritmo de jogo, e sem o atacante Luan, que apresenta dores no pé direito.

A principal dúvida para a definição no time titular residiria no setor de meio, entre Michel e Thaciano, que disputam para definir quem atuará ao lado de Matheus Henrique e Maicon que, como Geromel, apesar de ter sido preservado do treino de segunda-feira, estará em campo.

Possíveis escalações:.

Flamengo: Diego Alves; Rafinha (ou Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson e De Arrascaeta (ou Reinier); Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique e Thaciano (ou Michel); Alisson, Everton e Diego Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Patricio Lostau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfa e Gabriel Chade.

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro. EFE

Esporte