Topo
Esporte

Botafogo vence CSA em duelo contra rebaixamento e respira aliviado

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/10/2019 21h55

O Botafogo fez o dever de casa e venceu o CSA nesta segunda-feira por 2 a 1, no Nilton Santos. Esse foi o primeiro triunfo sob o comando do técnico Alberto Valentim, que assumiu a equipe contra o Vasco. Luciano Castán (contra) e Igor Cássio marcaram para o Alvinegro, e Ricardo Bueno descontou para os visitantes.

O resultado é fundamental para o Botafogo na luta contra o rebaixamento. Com a vitória, o time chega aos 33 pontos e se mantém na 13ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando visitará o Grêmio, em Porto Alegre.

O CSA, por sua vez, segue com 26 pontos na 18ª colocação. Os alagoanos voltam a campo no domingo para encarar o líder Flamengo, no Maracanã.

Quem foi bem: Gabriel, Valencia e Igor Cássio

O Botafogo teve atuação razoável e conseguiu a vitória. Alguns atletas tiveram desempenho satisfatório. Gabriel e Valencia foram os principais destaques, mas Igor Cássio foi fundamental para a vitória.

Quem foi mal: Luiz Fernando e Yuri

Luiz Fernando participou diretamente do primeiro gol do Botafogo, mas não teve boa atuação. Além dele, Yuri rendeu abaixo do esperado e ainda cometeu pênalti.

Botafogo cria movimentação e tem melhora no ataque

O time mostrou uma postura diferente com Alberto Valentim. Assim como ocorreu contra o Vasco, o Botafogo apostou em uma marcação alta, apertando a saída de bola do CSA. Além disso, era visível a maior participação de jogadores em quantidade no campo ofensivo. Triangulações, passes curtos e muita movimentação. O Alvinegro teve bom início de partida.

Com gol contra, Botafogo abre placar

O gol parecia questão de tempo. E foi realmente o que aconteceu. Em boa jogada pelo lado direito, Luiz Fernando foi acionado em profundidade e invadiu a área. Ele fez o cruzamento e viu a bola desviar em Luciano Castán e trair o goleio João Carlos: 1 a 0.

Após gol, Botafogo muda proposta de jogo

O gol mudou o ritmo da partida. É que o Botafogo mudou a proposta e parou de realizar a marcação alta e entregou a bola para o adversário. Esperava no campo de defesa até o CSA cometer um erro e proporcionar o contra-ataque. As chances ficaram raras e o bom futebol do Alvinegro desapareceu.

CSA responde no fim do primeiro tempo

Chamar o CSA para o campo de defesa representa também correr alguns riscos. E isso aconteceu no último minuto do segundo tempo. O time visitante levou perigo ao gol de Gatito em duas oportunidades. Apodi arriscou de longe e exigiu defesa do goleiro. Na cobrança de escanteio o paraguaio evitou mais uma vez gol dos alagoanos.

Victor Rangel quase amplia

O Botafogo iniciou o segundo tempo em cima do CSA e quase ampliou o placar em uma blitz nos minutos iniciais. Em jogada pela esquerda, Valência levantou na área, João Paulo ajeitou de cabeça e Victor Rangel bateu de primeira para boa defesa de João Carlos.

De pênalti, CSA arranca empate

Em desvantagem, o CSA se lançou ao ataque e passou a pressionar o Botafogo, que aceitou passivamente a situação. Em cobrança de escanteio, Yuri dividiu lance, mas acabou batendo com a mão na bola. Ricardo Bueno bateu com força, Gatito chegou a tocar na bola, mas bateu na trave e entrou: 1 a 1.

Botafogo reage em três minutos e garante vitória

O péssimo resultado do Botafogo não durou muito tempo. Após três minutos, Gabriel acertou lançamento longo, e Igor Cássio, que havia acabado de entrar, dominou com categoria e finalizou forte para fazer o segundo do Alvinegro. Gol que garantiu a vitória dos donos da casa.

BOTAFOGO 2 X 1 CSA

Data e hora: 21/10/2019, às 20h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Luciano Castan (contra), aos 15min do primeiro tempo; Ricardo Bueno, aos 20min, Igor Cássio, aos 23min do segundo tempo
Cartões amarelo: Cícero e Rickson (BOT) João Vitor (CSA)
Cartão vermelho: João Vitor (CSA)

Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo (Kanu), Gabriel e Yuri; Cícero (Rickson), João Paulo, Leo Valência, Luiz Fernando (Igor Cássio), Victor Rangel e Diego Souza. Técnico: Alberto Valentim

CSA
João Carlos; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; Naldo (Celsinho); Apodi, João Vitor, Jonatan Gómez (Ricardo Bueno) e Werley; Alecsandro Técnico: Argel Fucks

Esporte