Topo
Esporte

Weverton e Santos levam parceria e concorrência até para a seleção

Santos, goleiro do Athletico Paranaense, e Weverton, goleiro do Palmeiras, pela seleção brasileira - Montagem sobre fotos de Lucas Figueiredo/CBF
Santos, goleiro do Athletico Paranaense, e Weverton, goleiro do Palmeiras, pela seleção brasileira Imagem: Montagem sobre fotos de Lucas Figueiredo/CBF
do UOL

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

19/10/2019 04h00

A seleção brasileira tem dois goleiros consolidados no futebol europeu, que brigaram pelo prêmio de melhor do mundo na posição em 2019. Por isso, é muito difícil pensar na Copa do Mundo de 2022 e não projetar Alisson e Ederson no elenco canarinho. A terceira vaga, porém, está aberta. E o duelo de amanhã (20) entre Athletico Paranaense e Palmeiras colocará frente a frente dois concorrentes a esse posto.

Santos, do Furacão, e Weverton, do Verdão, já estão sendo observados de perto por Tite há tempos. A dupla, inclusive, esteve lado a lado nos amistosos contra Senegal e Nigéria no início deste mês. Foi a primeira experiência do atleticano, enquanto o palmeirense já havia sido convocado outras vezes para a seleção principal e foi herói da conquista do ouro na Olimpíada de 2016.

Em comum, têm uma virtude específica que atraiu muito a comissão técnica de Tite: a capacidade de sair jogando com os pés. Isso permite que a bola não seja desperdiçada por chutões aleatórios e facilite a criação desde o campo de defesa, algo que foi bastante desenvolvido justamente pela filosofia de jogo do Athletico.

O curioso é que os dois goleiros estão bem acostumados a disputar posição na carreira. Entre 2012 e 2017, Santos e Weverton foram companheiros de vestiário em Curitiba. O primeiro já estava no clube desde 2009, nas categorias de base, e fez 50 jogos em seis temporadas como reserva de Weverton. O titular, agora no Palmeiras, completou 297 partidas pelo Furacão antes da transferência no início do ano passado.

Amanhã, às 19h, em Curitiba, Santos e Weverton serão adversários apenas pela segunda vez na carreira. O primeiro embate entre os "parceiros-concorrentes" foi na oitava rodada do Campeonato Brasileiro e Weverton levou vantagem. O Palmeiras venceu por 1 a 0 no Allianz Parque com grandes defesas do arqueiro, que voltou a se destacar na última quarta-feira com um lance salvador nos acréscimos do triunfo sobre a Chapecoense.

Esporte