Topo
Esporte

Santos cobra na Justiça R$ 271 mil de ex-atacante campeão em 2002

Alberto concede entrevista coletiva no Santos em 2014 - Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
Alberto concede entrevista coletiva no Santos em 2014 Imagem: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
do UOL

Bruno Thadeu

Colaboração para o UOL, em Santos

19/10/2019 04h00

O Santos ingressou com ação contra o ex-atacante Alberto, que formou dupla de ataque com Robinho na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002. O clube acusa Alberto de descumprir cláusulas dos contratos de franquia das escolinhas "Meninos da Vila", voltada à prática esportiva e à formação de jovens jogadores para o clube, e cobra R$ 271 mil de Alberto na Justiça. O valor exigido inclui multas, juros e honorários.

De acordo com o clube, Alberto foi sócio de três unidades dos "Meninos da Vila": Ponta Porã/MS, Natal/RN e São José do Rio Preto/SP.

Ao Tribunal, o jurídico alvinegro alega que Alberto não pagou integralmente taxas de renovação das franquias, royalties e taxa de publicidade, que seriam previstos em contrato.

As escolinhas gerenciadas por Alberto foram encerradas no segundo semestre de 2017. O clube da Baixada acusa Alberto de fazer promoção da marca após o encerramento das parcerias, o que não estaria previsto no acordo.

Ao UOL Esporte, a assessoria de comunicação do Santos declarou que não comenta processos judiciais envolvendo o clube. A Justiça ainda não notificou Alberto. A reportagem consultou o ex-jogador, que diz não ter conhecimento da ação.

Tribunal pediu mais documentações ao Santos

No fim de agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que o material apresentado pelo Santos contra o ex-atacante era insuficiente para comprovar uma suposta dívida. Desta forma, a Justiça determinou que o clube deveria enviar emenda ao processo.

A diretoria santista recorreu e enviou novos conteúdos à Justiça. O TJ-SP concedeu efeito suspensivo, e o processo terá prosseguimento.

Gol de bicicleta contra rival na campanha de 2002

Na campanha que terminou com a taça do Brasileirão de 2002, Alberto se destacou. Ele foi o artilheiro do time na competição, formando o sistema ofensivo com os jovens Robinho e Diego, que despontavam na equipe principal.

Naquele ano, Alberto marcou um lindo gol de bicicleta na vitória do Santos por 4 a 2 sobre o Corinthians, no Pacaembu, pela primeira fase do torneio. Os dois times se reencontraram nas finais, e o Peixe sagrou-se campeão. Após o título nacional, o então centroavante foi jogar na Ucrânia.

Esporte