Topo
Esporte

Talles, Bruno e Pec: Luxa se reinventa no Vasco e adota perfil "revelador"

Talles Magno, de 17 anos, foi revelado nos profissionais do Vasco este ano pelo técnico Vanderlei Luxemburgo  - Bruno Braz / UOL Esporte
Talles Magno, de 17 anos, foi revelado nos profissionais do Vasco este ano pelo técnico Vanderlei Luxemburgo Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte
do UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2019 04h00

Vanderlei Luxemburgo tem feito bem ao Vasco e o clube tem feito bem ao treinador. Com cinco meses de "projeto", o casamento tem dado liga e demonstrado, por meio das necessidades, um perfil "revelador" do experiente comandante.

O primeiro e mais certeiro tiro foi Talles Magno, de 17 anos, sensação da equipe no Campeonato Brasileiro e uma das principais atrações da seleção brasileira no Mundial da categoria que começará a ser disputado ainda neste mês no Brasil.

Foi Luxa quem o pinçou - ainda com 16 anos -, mesmo com o garoto tendo apenas pouco mais de seis meses no time sub-20 e sendo reserva na campanha que culminou no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

Sem medo de apostar, bancou o volante Bruno Gomes, de 18 anos, como titular contra o Corinthians e também na vitória da última quarta-feira (16) sobre o Botafogo, quando o jovem fez seu primeiro gol como profissional.

Outro revelado pelo treinador nesta temporada foi o meia-atacante Gabriel Pec, também de 18 anos, e outro que ficou pouquíssimo tempo no elenco do sub-20. O garoto já entrou três vezes neste Brasileiro e se tornou mais uma opção com a ausência de Talles Magno neste período de seleção.

"Fico muito feliz quando vejo o Bruno, de 18 anos, nem aí para o jogo. O Pec também, a mesma coisa. Entra no jogo e parece que está jogando futebol há muito tempo", elogiou Luxa.

Consagrado na carreira por trabalhos que tinham jovens, mas não eram o fator primordial das conquistas, ele viu na fórmula caseira a solução para o Vasco caminhar e respirar de forma mais tranquila daqui para frente.

"Esse é o trabalho que pode recuperar o Vasco. São jovens jogadores sendo lançados para que esse ativo fique forte, e o Vasco possa ter moeda para recuperar a parte de finanças do clube. A categoria de base do Vasco pode abastecer isso", avaliou.

Pai de Bruno Gomes, seu Judimar agradeceu a oportunidade que Vanderlei Luxemburgo tem dado ao seu filho e enalteceu o treinador.

"Isso é demais. Poder ter alguém do porte do Luxemburgo, que consegue ver essa diferença, dar uma oportunidade dessa, bancar um garoto assim... É demais! É um sonho estar no Vasco da Gama, com o Luxemburgo, podendo jogar um clássico e metendo um gol com 18 anos. Nem no meu melhor sonho estava este script", disse ao UOL Esporte.

Pec e o gol de Bruno: "Comemorei como se fosse meu"

Meias Bruno Gomes e Gabriel Pec jogam juntos desde as categorias de base do Vasco - Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco - Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco
Meias Bruno Gomes e Gabriel Pec jogam juntos desde as categorias de base do Vasco
Imagem: Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco

Juntos desde as categorias de base, Bruno Gomes e Gabriel Pec agora escrevem novos capítulos em suas carreiras como profissionais do Vasco da Gama graças a Vanderlei Luxemburgo. Para o meia, o gol marcado pelo amigo sobre o Botafogo foi como se fosse seu.

"O gol do Bruno eu comemorei como se fosse meu. Estou muito feliz por ele. Desde pequeno andamos juntos, é como um irmão de mãe diferente para mim", disse Pec ao site oficial do Vasco.

O jovem, aliás, chegou a balançar a rede também, mas o impedimento na jogada acabou anulando aquele que seria seu primeiro gol como profissional assim como Bruno Gomes.

"É uma alegria enorme fazer um gol. Quase que o Pec faz o dele também, aí a felicidade seria muito maior, mas feliz por ter ajudado. Não tem nem como imaginar se os dois tivessem feito gol", declarou Bruno.

Luxa observa outros jovens

Lateral direito Nathan disputa a Copinha pelo Vasco e está na mira do Valencia  - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Lateral Nathan tem sido observado de perto por Luxa: Vasco já recusou proposta do Valencia (ESP) pelo jovem
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br

Vanderlei Luxemburgo não pretende parar por aqui em relação ao aproveitamento dos jovens da base. Outros nomes que têm treinado com constância entre os profissionais são os goleiros Alexander e Lucão, os laterais direitos Cayo Tenório e Nathan, o lateral esquerdo Alexandre, os zagueiros Miranda e Ulisses, o volante Juninho, e os atacantes Vinícius, Figueiredo e Kaio Magno (irmão de Talles Magno).

Além dos novatos, outros pratas da casa utilizados com frequência por Luxa na equipe são o zagueiro Ricardo Graça, o lateral esquerdo Henrique, o volante Andrey e o atacante Marrony.

Na temporada, aliás, o Vasco já utilizou 17 jogadores da base. O recorde nos últimos dez anos foi na temporada passada, quando 19 foram usados.

Vale lembrar que a equipe sub-20 terminou a primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria em primeiro lugar. O torneio agora vai para um mata-mata a partir das quartas de final, e o Cruzmaltino enfrenta o Atlético-MG, oitavo colocado na classificação geral.

Esporte